SMTT esclarece regularização de “cinquentinhas” em Maceió

SMTT esclarece regularização de “cinquentinhas” em Maceió

Várias operações conjuntas vêm sendo realizadas com frequência em pontos estratégicos de Maceió. Nessas ações, devido a irregularidades de trânsito, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) apreende e recolhe diversos ciclomotores, conhecido popularmente como ‘cinquentinhas’. A fim de tirar a dúvida de vários condutores, o órgão esclarece o que é cobrado nas fiscalizações envolvendo esse tipo de veículo.

De acordo com o coordenador de Operações de Trânsito da SMTT, Wanderson Freitas, nas operações é verificado se o condutor utiliza o capacete e porta o documento obrigatório. “Para conduzir uma cinquentinha, é necessário que o condutor possua a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), ou até mesmo, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “A””, disse.

Ainda, segundo Freitas, o ciclomotor também precisa conter os equipamentos obrigatórios exigidos pela Resolução nº 14/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “A cinquentinha tem que estar equipada com espelhos retrovisores em ambos os lados, farol dianteiro na cor branca ou amarela, lanterna na parte traseira na cor vermelha, velocímetro, buzina, pneus que estejam em boas condições de segurança e dispositivo destino ao controle do ruído do motor”, explicou.

Como ainda não está sendo cobrado o emplacamento do veículo, é importante que o condutor sempre tenha em mãos, a fim de provar que a cinquentinha é de sua propriedade, uma nota fiscal ou um documento de compra e venda registrado em cartório.

“As ações realizadas juntamente com a Polícia Militar, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) e outros órgãos, tem o intuito de combater irregularidades e minimizar os acidentes de trânsito, além de dar mais segurança, não só para os condutores, mas também para os pedestres e toda a população” finalizou Freitas.

Ascom SMTT

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate