AL abre campanha de vacinação contra Influenza nesta segunda

AL abre campanha de vacinação contra Influenza nesta segunda

Alagoas abriu nesta segunda-feira (4) a campanha de vacinação contra a gripe Influenza. As salas nos postos de saúde atendem a população-alvo até o dia 22 de maio, com a meta de imunizar 702.289 pessoas, o que corresponde a 80% dos alagoanos que compõem o grupo de risco.

A iniciativa visa reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes do vírus da gripe. Segundo a gerente estadual do Programa Nacional de Imunização, Denise Castro, devem ser vacinadas as crianças de seis meses a menores de cinco anos e os adultos com 60 anos ou mais.

As gestantes, puérperas de até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, população indígena, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional também devem procurar os postos de vacinação. Isso porque eles compõem o grupo de risco, segundo Denise Castro.

A professora aposentada Maria Nazaré França contou que toma a vacina desde a primeira campanha realizada no Estado. “Como meu marido é médico, ele sempre alertou a família sobre a importância de se imunizar para garantir uma boa saúde”, frisou.

Já a cabeleireira Lilian Fernandes aproveitou o dia de vacinar a filha Brenda, com apenas 10 dias, para se imunizar contra a gripe. “Tomei a vacina contra a Influenza pela primeira vez no ano passado, quando estava grávida. Agora que vim por causa da minha filha, fico satisfeita que pude me prevenir com a vacinação”, disse.
“O alerta de contraindicação é apenas para as pessoas que tiveram alergia à primeira dose ou à proteína do ovo”, informou a auxiliar de enfermagem Cláudia Lima, que atende os pacientes na sala de vacina do II Centro de Saúde, no bairro do Poço. Ela disse ainda que a vacina Influenza utilizada é a trivalente.

Estratégia

Denise Castro esclarece que a mobilização e participação ampla de todos os segmentos da sociedade e instituições do setor saúde são importantes. “Serão realizados monitoramentos rápidos para auxiliar na identificação das barreiras e no planejamento de estratégias que garanta o sucesso da vacinação”, completou.

A coordenadora estadual do PNI informou ainda que será realizada a vacinação nas áreas de difícil acesso, que antecede o Dia D da Campanha (9 de maio) e a busca de faltosos no período posterior ao dia D. Além das salas de vacina, postos volantes em shoppings e supermercados estão disponíveis para a população. Já para os idosos acamados, basta entrar em contato para agendamento de vacina domiciliar pelo telefone 3315.5221.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate