Técnicos estaduais orientam população sobre os riscos dos acidentes de trabalho

Técnicos estaduais orientam população sobre os riscos dos acidentes de trabalho

No Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, uma equipe do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), esteve nesta terça-feira (28), no Maceió Shopping, em Mangabeiras. O intuito foi alertar a população sobre os riscos dos acidentes de trabalho que fazem várias vítimas em todo mundo anualmente.

Para se ter ideia, em decorrência dos acidentes de trabalho, diariamente são registradas 5.500 mortes por em todo o mundo, sendo uma morte a cada 15 segundos. No Brasil, as estatísticas apontam que são registrados 700 mil acidentes de trabalho por ano, com três mil mortos.

De acordo com a enfermeira do Cerest Estadual, Daniela Costa, a ação de conscientização visa alertar a população para a prevenção. “Grande parte dos acidentes de trabalho, principalmente se forem usados do EPIs [Equipamentos de Proteção Individual]”, ressaltou.

Acesso a Informação – Durante a panfletagem realizada no Maceió Shopping, o comerciante Clarício Oliveira ressaltou que muitos acidentes de trabalho são registrados em função da falta de acesso a informação. “Os acidentes de trabalho podem ocorrer com qualquer trabalhador durante suas atividades. Precisamos estar informados para que haja prevenção e redução no número de acidentados, inclusive evitar que ocorra o pior, ou seja, a morte”, opinou.
Ainda como parte da programação foi proferida uma palestra no auditório da Casa da Indústria, no Farol, com o auditor fiscal, Elton Machado, sobre saúde no trabalho. E, no encerramento, ocorreu a apresentação do Coral da Universidade de Ciência da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Nesta quarta-feira (29), na Secretaria de Estado da Defesa Social e Ressocialização (Sedres), as atividades começam às 8 horas, com palestra da enfermeira do Cerest Estadual, Graça Cajueiro, que falará sobre as ações e as políticas estaduais voltadas para a saúde do trabalhador. O evento está sendo realizado graças à parceria com o Ministério Público do Trabalho e Emprego (MPTE), Grupo Prevencionista, Sesi e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Maceió.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate