Estado inicia análises para elaboração do Plano Plurianual 2016/2019

Estado inicia análises para elaboração do Plano Plurianual 2016/2019

“Só com planejamento se viabiliza a mudança”. Foi com o tom de renovação e análises prévias de atuação que representantes das secretarias de Estado se reuniram nesta quarta-feira (22), na unidade da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), no Centro de Maceió, para iniciar a primeira etapa do processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) do Estado para o exercício 2016/2019.

O PPA de um Estado é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo e estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de quatro anos, organizando as ações do governo em programas que resultem em bens e serviços para a população. Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, público-alvo e produtos a serem entregues à sociedade.

Segundo o secretário do Planejamento e Gestão, Christian Teixeira, a preocupação do Governo é traçar previamente um projeto de atuação para os próximos quatro anos de gestão, dando prioridade às ações aliadas ao que ficou estabelecido no programa de governo de Renan Filho.

Encarregada de traçar, monitorar e executar os processos do PPA em Alagoas, a Seplag apresentou, por meio de seu secretário adjunto de Planejamento e Orçamento, Genildo Silva, detalhes e pontos específicos de todo o projeto a ser desenvolvido junto aos secretários de Estado e à sociedade alagoana, que será concluído em meados de setembro e enviado à Assembleia Legislativa.

Genildo Silva, que apresentou como é construído um PPA, assim como as próximas definições do Governo, afirmou que sem planejamento, não há desenvolvimento. “É preciso planejar”, disse ele, ao lembrar que está sendo pensado hoje o que se quer daqui há quatro anos. “É um desafio”, completou.
“Os secretários precisam estar atentos e engajados em suas ações. Se não houver o acompanhamento interno, por melhor que seja a intenção dos gestores, não haverá êxito nos resultados a serem alcançados”, alertou Christian Teixeira, ao frisar que a reunião foi um chamado do governador e está em sintonia com o Governo Federal.

O secretário ressaltou que esta é a primeira vez que o processo de elaboração do Plano Plurianual do Estado terá a participação efetiva dos parlamentares da Assembleia Legislativa. “Temos uma agenda a cumprir em dez regiões-polos, onde ouviremos a sociedade e seus representantes. A participação dos deputados nestas oficinas é crucial para que o PPA seja um instrumento eficaz para o desenvolvimento do Estado”, assegura Teixeira.

Outra novidade apresentada durante a reunião é que Alagoas passará a contar com uma ferramenta online relacionada ao PPA 2016-2019. “Pela primeira vez, o cidadão alagoano, de qualquer parte do mundo, que queira apresentar seu pleito, poderá fazê-lo a partir do PPA Online, que disponibilizaremos ainda esta semana na internet”, informou Christian Teixeira”.

No endereço eletrônico, a sociedade poderá apresentar o problema de uma determinada região, e dar sugestões de melhorias para o Estado de Alagoas, ampliando, assim, a participação popular em importantes decisões do Estado.

De acordo com a Secretaria do Planejamento, a oficina da região metropolitana de Maceió está prevista para o dia 12 de maio e será realizada na Universidade Tiradentes (Unit), em Maceió.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate