Circuitos amadores de vaquejada crescem e roubam a cena no esporte

Circuitos amadores de vaquejada crescem e roubam a cena no esporte

A vaquejada tem espaço para amadores. No esporte genuinamente do vaqueiro nordestino, jovens talentos assumem a tradição da família, brilham e pontuam nos rankings da vaquejada por todo país, em disputas tão acirradas e premiadas quanto às profissionais.

Em 2014, segundo dados da Associação Alagoana dos Criadores do Quarto de Milha (ALQM), a média de senhas cresceu e mais de 300 competidores levaram a sério as etapas da competição. Os resultados mostram que muitos conseguiram fechar a temporada com 100% de aproveitamento e excelência técnica. De acordo com o vice-presidente da ALQM, Henrique Carvalho, as competições recebem trato profissional e emocionam tão quanto.

“Engana-se quem pensa que pode ser apenas categoria de base ou hobby. Praticamente temos competições todos os fins de semana dentro e fora do estado,isso é muito bom. Vejo como um nicho do mercado que se encontra em franca evolução. Afinal, é dali que descobrimos animais e vaqueiros talentosos”, declarou Carvalho.

O presidente da ALQM, Celso Pontes de Miranda Filho, avalia que de forma organizada, está sendo preparada uma geração consciente para os cuidados com o esporte e preservação do animal: “A media de senhas batidas crescem e participação dos vaqueiros e equipes se destacam, sejam eles esteiras ou puxadores. Também existe um forte movimento engajado na causa da vaquejada legal, onde animais e vaqueiros são preservados, em primeiro plano. Vejo como positiva a perpetuação da paixão pelo esporte entre a juventude”, declara.

Investimento

De amadora, as competições carregam apenas a nomenclatura. O vaqueiro Levi Feitosa compete desde 2004 e segundo ele não há distinção quando o assunto é investimento. “Os atletas devem e vão atrás do melhor para o desempenho nas pistas, seja na aquisição de cavalos quarto de milha de destaque ou em patrocínios”, apontou.

Um dos ambientes mais recomendados para tais investimentos são os leilões. Especialista no QM para vaquejada, Ayrton Lins, classifica os leilões de produção, como o 10º Leilão Vaquejada e Trabalho, no próximo dia 16 de maio, para quem deseja reforço na vaquejada ou iniciação no esporte. “O mercado segue aquecido, há cada vez menos necessidade importar. O remate está pronto para atender os anseios de todas as categorias da vaquejada com cavalos funcionais e habilidosos”, destacou.

SERVIÇO
10º LEILÃO VAQUEJADA E TRABALHO
Oferta: 42 lotes da raça Quarto de Milha – Coberturas do Garanhão Eternaly Playboy
Data: 16/05/2015 (durante a 5º Expoalagoas Genética)
Local: Parque da Pecuária – Maceió
Horário: 16h
Promoção: Haras Porto Rico e Haras CPMF

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate