Adeal alerta sobre obrigatoriedade de vacinação contra brucelose

Criador deve imunizar as bezerras com idade de três a oito meses; doença pode ser transmitida ao ser humano
Adeal alerta sobre obrigatoriedade de vacinação contra brucelose

Criadores alagoanos devem ficar atentos ao calendário de vacinação do rebanho bovino. Além da campanha de aftosa, realizada nos meses de maio e novembro, o Governo de Alagoas, por meio da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), órgão vinculado a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, reforçará a obrigatoriedade da vacinação contra a brucelose.

O Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para o trânsito de animais, só poderá ser liberada pelo órgão de defesa após a comprovação de que o animal foi devidamente imunizado contra as duas doenças.

“O criador que não vacinar, não poderá transitar com os animais. É necessário que ele cumpra o que determina a legislação”, afirmou o presidente da Adeal, Marcelo Lima, lembrando que somente uma única dose protege o animal por toda a vida.

A vacinação é obrigatória para todas as bezerras com idade de três a oito meses. Os animais devem ser marcados, no lado esquerdo da cara, com um “V” seguido do número final do ano da vacinação. Exemplo: V5.

De acordo com a Adeal, a vacina só pode ser comprada mediante apresentação de receita emitida por um médico veterinário cadastrado no Serviço Estadual de Defesa Agropecuária. Após a vacinação, o criador deve levar a unidade local da Adeal uma via do atestado de vacinação fornecido pelo veterinário e a nota fiscal de compra da vacina para efetuar a declaração.

A doença

A brucelose é uma doença grave que não tem cura. É causada por uma bactéria chamada brucela abortus, que ataca bovinos, suínos, equinos, caprinos, ovinos e pode ser transmitida ao homem. A única maneira de evitar a doença é por meio da vacinação.

Os sintomas da brucelose bovina são retenção de placenta, aborto, geralmente entre o sétimo e o nono mês de gestação, artrite e orquite.
A vacina contra a brucelose é viva, representando risco à saúde de quem manuseia. Por este motivo, ela só deve ser aplicada por um veterinário ou por vacinador treinado.


Ascom Seapa

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate