Turismo gera aproximadamente 30 mil empregos formais em Alagoas

Dados apontam que 10,25% de estabelecimentos comerciais do estado estão ligados à atividade
Turismo gera aproximadamente 30 mil empregos formais em Alagoas

A participação da atividade turística na economia alagoana vem crescendo ano após ano. Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho, até 2013, estabelecimentos ligados ao setor turístico representam 10,25% do total dos empreendimentos comerciais de Alagoas. Já em relação ao estoque de empregos formais no estado, esses negócios são responsáveis por 5,25% da ocupação de vagas no mercado.

Em números absolutos, o turismo garante 29.456 dos 509.125 empregos formais registrados em Alagoas até 2013. Esse número apresentou crescimento significativo nos últimos cinco anos, considerando que os valores totais de 2009 eram 21.382.

Alagoas conta com 31.062 estabelecimentos comerciais, sendo 3.342 ligados ao turismo. Um comparativo feito pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) mostra que esses números superam a média da região Nordeste, onde os empreendimentos ligados ao turismo correspondem a 8,16% do total.

“Os números mostram o impacto e o poder de transformação social que o turismo exerce no processo de melhoria dos principais indicadores socioeconômicos de Alagoas. Trabalhamos com políticas bem definidas para estimular os negócios já existentes e captar novas oportunidades de investimentos para Alagoas”, afirma a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires.

No total, o Ministério considera 46 atividades ligadas ao turismo, como agências de viagens, hotéis e similares, locação de automóveis, bares e restaurantes, transporte marítimo de cabotagem e serviços ambulantes de alimentação.


Ascom Sedetur

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate