CadÚnico: saiba como se inscrever em programas federais

CadÚnico: saiba como se inscrever em programas federais

O Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico) é um instrumento do governo federal que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. Através dele, milhares de famílias têm acesso aos programas sociais, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em Maceió é possível se inserir no cadastro na sede do CadÚnico, localizado no bairro do Poço, ou nas unidades descentralizada nos bairros do Jacintinho, Cidade Universitária e Pitanguinha.

A família que pretende se inserir no Cadastro Único, precisa ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; ou renda mensal total de até três salários mínimos. “Este é o perfil que caracteriza a família de baixa renda e, com este perfil, ela está apta a se cadastrar no CadÚnico e ter acesso aos programas sociais”, explicou a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha.

Para fazer o cadastro, é preciso apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e certidão de casamento (caso possua) dos integrantes adultos da família, além de certidão de nascimento e cartão de vacina dos integrantes menores de seis anos, assim como a certidão de nascimento e declaração de matrícula na escola para crianças menores com idade entre sete e 17 anos.

“O cadastramento não significa a inclusão no Programa Bolsa Família. Isso porque o Bolsa Família somente é concedido para as famílias com renda familiar por pessoa de até R$ 140 e a concessão, além de outros fatores, depende de previsão financeira e orçamentária. Enquanto não ocorre a concessão do benefício, as famílias devem manter seus cadastros sempre atualizados e podem ter acesso aos outros programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica, que é caracterizada por descontos sobre a tarifa”, reforçou a secretária.

Famílias com renda superior a meio salário mínimo também podem ser cadastradas, desde que sua inserção esteja vinculada à inclusão e/ou permanência em programas sociais implementados pelo poder público nas três esferas do Governo.

Em Maceió, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), 143.560 famílias estão inscritas no CadÚnico. Destas, cerca de 85 mil são beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Para fazer o Cadastro Único, os interessados podem ir até a sede do Cadastro Único – localizada na Rua Barão de Atalaia, 753, no bairro do Poço – de segunda a sexta-feira, no horário de 7h às 14h. Ou até as unidades descentralizadas do CadÚnico nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Sônia Sampaio, no bairro do Jacintinho; Denisson Menezes, localizado na Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, no conjunto Village Campestre; e Pitanguinha, no bairro de mesmo nome.

Mais informações pelo telefone (82) 3315-3686.

Ascom Semas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate