Paulão cobra ‘efetividade’ do estado e prefeituras na saúde

Paulão cobra ‘efetividade’ do estado e prefeituras na saúde

O deputado Paulão, do PT, foi um dos quatro parlamentares da bancada federal de Alagoas que participou, na segunda-feira passada, 8, da reunião da bancada federal com representantes do Estado e municípios sobre a saúde.

Embora considere que o governo federal precisa aplicar mais recursos no setor, Paulão também cobrou mais “efetividade” do Estado e dos municípios, especialmente de Maceió.

Ele considera que a crítica ao governo de Dilma Rousseff  é equivocada se os gestores não fizerem o “dever de casa”. No caso de Maceió ele lembrou que o atual prefeito, Rui Palmeira, apesar de ter reclamado da presidente, ainda não prestou contas de R$ 30 milhões gastos na saúde no início de sua gestão.

“O Rui acertou agora com essa secretária, a Sylvana (Medeiros). Ela é uma pessoa séria e competente. Mas é preciso que a prefeitura levante informações, investigue gastos como vem sendo feito hoje com a Santa Casa e prestar contas, antes de cobrar”, dispara.

Paulão acredita que Maceió também precisa aumentar a cobertura do PSF, entre outras ações, para fortalecer o sistema e fortalecer as parcerias com Estado e governo federal.

Na avaliação de Paulão, a situação do Estado é semelhante: “não é culpa do atual governo, mas a gestão anterior deixou relatórios que não foram entregues e há muito a ser esclarecido, em processos passam, que pelo que se comenta, de mais de R$ 100 milhões”, aponta.

Feito o “dever de casa”, Paulão acredita que fica mais fácil cobrar o aumento do valor per capita que é repassado pelo governo federal para o sistema de saúde, elevação de teto da tabela do SUS e principalmente recursos para novos investimentos.

Outra boa sugestão para os gestores, adianta Paulão, é recorrer à bancada federal que tiverem audiências com o ministro  Arthur Chioro: “o governador Renan Filho foi lá sozinho, não chamou nenhum deputado. O Rui (Palmeira) fez a mesma coisa. Acredito que se eles convidarem a bancada acompanhando para reforçar os pleitos do estado e município”, enfatiza.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate