Unidades da Sesau realizaram mais de 7.500 atendimentos no feriado da Páscoa

Atendimentos ocorreram desde os primeiros minutos da quinta (2) até as 23h59 do domingo (5)
Unidades da Sesau realizaram mais de 7.500 atendimentos no feriado da Páscoa

Durante o último feriado da Páscoa, as unidades mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizaram 7.567 atendimentos. Os dados foram computados desde os primeiros minutos da quinta-feira (2) até as 23h59 do domingo (5) junto aos setores de estatísticas do Hospital Geral do Estado (HGE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ambulatórios 24 Horas, Unidade de Emergência do Agreste e Hemorrede Pública.

O HGE, em Maceió, registrou a assistência a 1.748 pacientes durante o feriado da Páscoa, contabilizando, aproximadamente, 437 atendimentos diários. Durante os quatro dias do feriado da Páscoa, foram contabilizados 1.125 pacientes de casos clínicos, 364 acidentes casuais, 150 acidentes de trânsito, 68 agressões (corporal, por armas de fogo e branca), 21 acidentes de trabalho, treze queimaduras, cinco afogamentos e duas tentativas de suicídio.

De acordo com a direção do hospital, a média está de acordo com o atendimento diário na unidade hospitalar. “Em geral, o feriado da Páscoa foi tranquilo, só tivemos um número mais alto de atendimentos a queimados, devido ao acidente registrado no bairro Feitosa, em Maceió, onde tivemos vítimas fatais”, especificou a diretora da unidade hospitalar, Verônica Omena. 

Na Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, foram registrados 610 atendimentos. A exemplo dos anos anteriores, 25% das ocorrências foram por acidentes envolvendo motocicletas, sendo 113 vítimas de quedas e 33 de colisões e atropelamentos. Já as quedas da própria altura representaram a segunda maior modalidade de atendimento, com 91 registros.  Das 610 pessoas atendidas na unidade, 24 necessitaram permanecer internadas e não houve o registro de nenhum óbito.

Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou 1.058 atendimentos o feriado da Páscoa.  Deste total, 758 foram realizados pela Central Maceió e 300 pela Central Arapiraca. Ainda durante o feriado, o Samu Aeromédico realizou quatro salvamentos e o Serviço de Motolância contabilizou 18 atendimentos.

Ambulatórios 24 Horas – Nos cinco Ambulatórios 24 Horas, registraram-se 4.026 atendimentos nos quatro dias do feriado. Do total, foram 1.065 atendimentos no Assis Chateaubriand, 801 no Denilma Bulhões, 667 no Dom Miguel Câmara, 1.014 no João Fireman e 478 no Noélia Lessa.

Já nos Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar), 125 atendimentos foram contabilizados, representando a dispensação de bolsas de sangue para os hospitais e maternidades do Estado. A exemplo dos anos anteriores, o HGE requisitou o maior número de bolsas de sangue (55), seguido pelo Hospital do Açúcar, que necessitou de 23 bolsas e Hospital Universitário (HU), que solicitou 14 bolsas.

Ascom Sesau

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate