Governo recebe demanda dos produtores de arroz do Baixo São Francisco

Estado quer ampliar a quantidade de sementes distribuídas e reforçar a assistência técnica
Governo recebe demanda dos produtores de arroz do Baixo São Francisco

A equipe técnica da Secretaria de Estado Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) participou esta semana do Fórum de Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Rizicultura na Região do Baixo São Francisco. O encontro, que foi realizado na cidade de Igreja Nova, teve como tema principal o desenvolvimento da cultura do arroz irrigado.

Na reunião, coordenada pelo secretário de Agricultura Álvaro Vasconcelos e que contou com a presença de produtores, técnicos e empresários locais dos municípios de Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e Penedo, foram apresentadas as demandas para o fortalecimento da cultura no Estado. Entre as principais reivindicações estão: a melhoria da infraestrutura dos perímetros de irrigação da Codevasf, assistência técnica e a distribuição de sementes. “Vamos trabalhar as demanda da região e, com isso, fortalecer a rizicultura no Estado”, informou Vasconcelos.

Com mais de 700 produtores de arroz existentes em Alagoas, só no município de Igreja Nova são produzidas mais de 12 mil toneladas do grão por ano, cultivado em uma área de 1.500 hectares. “Havendo duas safras anuais, essa produção pode chegar a 20 mil toneladas. Para isso, só precisamos de políticas públicas, a exemplo de assistência técnica e distribuição de sementes. A agricultura familiar precisava deste apoio do governo, que é um grande parceiro”, declarou o presidente do Conselho Administrativo do Distrito de Boacica, Roberto Moura.

Após a reunião, o secretário Álvaro Vasconcelos participou de uma visita técnica à Agroindústria de Beneficiamento de Arroz de Igreja Nova, reinaugurada em 2014. Vasconcelos conheceu todo o processo de beneficiamento da indústria, que processa 2,5 toneladas do grão por hora e já beneficiou, no período de novembro a março, 3,1 milhões de toneladas de arroz.


Ascom Seapa

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate