No vermelho: Alagoas perde mais de 1,6 mil empregos em 2015

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2014/01/Carteira-de-trabalho-fila-emprego-size-598.jpgNo vermelho: Alagoas perde mais de 1,6 mil empregos em 2015

Em fevereiro deste ano, pelo segundo mês consecutivo Alagoas, registrou saldo negativo na geração de postos de trabalho com carteira assinada.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged),  do Ministério do Trabalho e Emprego, mostra que o Estado perdeu apenas nos dois primeiros meses do ano mais de 1,6 mil vagas formais.

O Caged registra, mês a mês, o total de admissões e demissões em cada estado. No caso de Alagoas, o mais preocupante é que o saldo está negativo em praticamente todos os setores da economia (veja gráfico).

No acumulado do ano, entre os setores mais importantes, apenas serviços tem resultado positivo, com a geração de 1,6 mi vagas. Indústria de Transformação (-1,1 mil), construção (-563) e comércio (-1,41 mil), estão no vermelho.

No acumulado em 12 meses, os piores resultados são da indústria de transformação (-6,3 mil) e construção civil (-2,7 mil).

O Caged mostra que no acumulado de 12  meses o saldo na geração de empregos é negativa no Estado. Esse resultado é mais preocupante e mostra uma tendência, a partir de cada setor, que aponta para a retração no mercado de trabalho no Estado.

Sem perspectivas

No momento o único setor que aponta com a possibilidade de geração de novos empregos é o  de  serviços. Na área industrial não existe a perspectiva de chegada de novas indústrias no estado. Pior. Algumas empresas estão reduzindo a produção. Na construção civil, outro setor que emprega  muito, a tendência é de redução  de  empreendimentos e de obras no setor público.

caged-fevereiro

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate