Com apoio da PM, SMTT promete acabar ‘farra’ das cinquentinhas

Com apoio da PM, SMTT promete acabar ‘farra’ das cinquentinhas

Numa ação conjunta com órgãos de segurança do Estado, a SMTT apreendeu cerca de 100 veículos – entre carros e motocicletas – numa operação conjunta, realizada neste domingo, 23, como registrou o Gazetaweb (http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=391093&e=12).

Na operação foram apreendidos carros, motos e, principalmente, motocicletas de 50 cilindradas, as “cinquentinhas”,  que em muitos casos são transformadas numa verdadeira ameaça no trânsito e à segurança.

Como não usam placas, nem tem registro no Detran, esses são usados muitas vezes de forma completamente irresponsável: na contramão, sem capacetes, sem nenhum tipode documentação e normalmente guiadas por pessoas sem habilitação e até por crianças. Afora isso, elas ainda são as preferidas por bandidos que costumam roubar bolsas e celulares de mulheres.

Essa farra, finalmente, parece estar com os dias contados.

A operação deste domingo, promete o superintendente da SMTT, Tácio Melo,  é só o começo. Se depender da prefeitura, ele promete apreender todas as cinquentinhas cujos proprietários sejam flagrados sem capacetes, sem habilitação ou sem a nota fiscal de compra.

“Se não tiver a nota fiscal de compra, consideramos o caso no mínimo suspeito e passível de apreensão”, pondera.

A realização da operação, explica Tácio, foi resultado de parceria com o governo do estado:  “o governador Renan Filho junto e o secretário Alfredo Gaspar, da Defesa Social, pediram para fazer o combate, que é feito  com a participação de outros órgãos do estado, a exemplo do Detran”.

“É obrigado usar capacete, mesmo que não tenha placa. Só não estávamos fiscalizando antes porque não tivemos apoio. Agora com apoio, com parceria da PM e Defesa Social, vamos intensificar a fiscalização. O próprio secretário Alfredo Gaspar pediu para dar uma intensificada e vamos fazer isso, se tivermos o suporte da PM”, explica Tácio,.

O próximo passo, adianta o superintendente da SMTT, será o emplacamento das cinquentinhas: “já tentamos isso em 2013, mas a Justiça proibiu por liminar. Com o julgamento do mérito, o Detran deve iniciar esse processo numa ação conjunta não só com a prefeitura de Maceió, mas também as prefeituras de outras cidades do interior, a exemplo de Arapiraca”.

Barulho

Somente em Maceió, a SMTT estima que existem mais de 10 mil cinquentinhas rodando pelas ruas da cidade. Para evitar muito “barulho”, o objetivo é tornar o emplacamento dos veículos novos e depois organizar um cronograma para emplacamento das usadas.

“Vamos enfrentar insatisfação de quem usa esses veículos, mas a fiscalização e a regulamentação vão ajudar a todos, reduzindo o número de acidentes e aumentando a segurança nas ruas da cidade”,aponta Tácio. EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate