Agricultura alerta para pragas que podem ameaçar fruticultura no Estado

Agricultura alerta para pragas que podem ameaçar fruticultura no Estado

Com o avanço da cadeia produtiva da fruticultura em Alagoas, o risco de invasão de novas pragas também cresce na mesma proporção. Diante deste cenário, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, por meio da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), faz um alerta aos produtores rurais informando que 11 tipos de pragas ameaçam chegar ao Estado.

De acordo com a gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Adeal, Maria José Rufino, uma delas é a Mosca Negra do Citros que já foi detectada em Alagoas. A praga tem como hospedeiro, além dos citros, demais árvores frutíferas como manga, caju, abacate e pitanga.

Focos da Mosca Negra foram encontrados pela equipe técnica de defesa sanitária vegetal na área urbana de Maceió. “Para combater o avanço da praga estamos orientando os proprietários das frutíferas a fazer o controle, mas para isso precisamos que a população em geral fique em alerta, principalmente os produtores rurais e extensionistas”, enfatizou Rufino.

A gerente de defesa sanitária vegetal alertou ainda para outra praga com incidência confirmada no Nordeste e que também tem como hospedeira as frutíferas cítricas, a Pinta Preta dos Citros. O fungo se instala na casca do fruto, formando crostas escuras. “Temos que ter cuidado com mudas e frutos que trazemos de outros Estados. Caso seja observada alguma alteração no pomar, a Adeal deve ser acionada. Quanto mais cedo for detectada a ameaça, mais fácil será combatê-la”, finalizou Maria Rufino.


Ascom Seapa

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate