Famílias com benefício do Bolsa Família bloqueado devem atualizar cadastro

Famílias com benefício do Bolsa Família bloqueado devem atualizar cadastro

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) lembra aos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) que estão com o benefício bloqueado que o prazo para a atualização cadastral se encerra no próximo dia 20 de março. O bloqueio ocorreu em fevereiro deste ano, em decorrência do não recadastramento obrigatório de 2014. Cerca de 3 mil famílias correm o risco de ter o benefício cancelado, caso não apresentem os documentos até o fim do prazo.

Para evitar o cancelamento do benefício, os titulares de Maceió podem se dirigir até a sede do Cadastro Único (CadÚnico), no bairro do Poço, como fez Tatiana Maria de Oliveira, de 52 anos, que desde 2011, não atendia as convocações. A dona de casa, moradora do Benedito Bentes, teve o benefício bloqueado e compareceu na quarta-feira (11) à sede do CadÚnico para regularizar a situação.

“Não prestei atenção no comprovante de pagamento [local onde estava impressa a convocação] e tive o cadastro bloqueado. Acabei vendo, somente pela televisão, que tinha que procurar esse serviço”, disse Tatiana.

Além do CadÚnico, o recadastramento também pode ser feito nos postos de descentralização, que funcionam nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Denisson Menezes, Sônia Sampaio ou Pitanguinha. O atendimento acontece apenas para famílias referenciadas nestes Cras.

A secretária de Assistência Social, Celiany Rocha, disse que todos os processos relacionados aos atendimentos estão ocorrendo dentro da normalidade. “A gente sempre reforça a importância de não deixar para fazer o recadastramento nos últimos dias. Infelizmente, muita gente acaba não comparecendo à sede porque não se enquadra mais no perfil do Programa Bolsa Família. Nesse caso, a gente informa que essas pessoas podem se desligar voluntariamente do programa e continuarem ligados ao CadÚnico para participar de outros programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida ou o Pronatec”, lembrou a secretária.

Para fazer o recadastramento, o titular do cartão deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e certidão de casamento (caso possua) dos integrantes adultos da família, além de certidão de nascimento e cartão de vacina dos integrantes menores de 6 anos, assim como a certidão de nascimento e declaração de matrícula na escola para crianças menores com idade entre sete e 17 anos.

Em Maceió, segundo dados do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), 143.560 famílias estão inscritas no CadÚnico. Destas, 84.549 são beneficiárias do programa Bolsa Família.

Ascom Semas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate