Encontro debate fortalecimento da cultura do coco em Alagoas

Encontro debate fortalecimento da cultura do coco em Alagoas

O Governo do Estado realiza na próxima segunda-feira (2), o primeiro Encontro para o Fortalecimento da Cadeia do Coco em Alagoas. Produtores, técnicos e representantes de entidades regionais estarão reunidos para avaliar as demandas e alternativas para o setor. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa),

Dados da Seapa, mostram que Alagoas possui cerca de 12 mil hectares de área destinada à produção de coco. Números recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a produção local gira em torno de 50 milhões de frutos, ocupando a 10ª posição no ranking nacional, atrás da Bahia, Sergipe, Ceará, Pará, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Segundo a Associação dos Produtores de Coco de Alagoas (Prococo), a partir de 2010, a produção entrou em declínio. Problemas como a estiagem, a concorrência com outros países e a dificuldade na comercialização do produto causaram impactos severos no segmento. “Nossa expectativa é organizar o setor, buscando formas de fortalecimento dos produtores. Precisamos de dados quantitativos e estatísticas mais atualizadas, e de incentivo à pesquisa para melhorias na produtividade e no combate às pragas. Estamos em desvantagem em relação aos outros estados e também a outros países”, lamentou Eurico Uchôa.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, o encontro setorial possibilita a identificação de demandas específicas. “Alagoas precisa explorar melhor suas potencialidades, e o coco, além de ser uma das culturas tradicionais, dispõe de condições climáticas para expansão. Conhecer os entraves é o ponto de partida para a definição de políticas e alternativas técnicas que viabilizem a cadeia produtiva” explicou.


Ascom Seapa

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate