Estado garante ampliação de programas de combate à estiagem

Durante encontro na AMA, foram debatidas ações de emergência nos 36 municípios atingidos pela seca
Estado garante ampliação de programas de combate à estiagem

O secretário-adjunto de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Edilson Ramos, representou, nesta segunda-feira (23), o governador Renan Filho, durante uma reunião com os prefeitos na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). A finalidade do encontro foi debater as ações de emergência no combate à estiagem que compromete 36 municípios do Estado. O governo de Alagoas reafirmou o seu compromisso de ampliar programas de abastecimento de água para a região do semiárido.

De acordo com Edilson Ramos, o governo Renan Filho tem uma responsabilidade muito grande diante de uma situação crítica que as regiões do Agreste e Sertão têm presenciado. No intuito de abrandar esses problemas, o secretário-adjunto reforçou que projetos, a exemplo do Água Para Todos, Recuperação de Nascentes, Água Doce e Perfuração de Poços, serão ampliados.

“No que diz respeito ao Água Para Todos, teremos em parceria com o Ministério da Integração, a instalação de 160 sistemas simplificados de abastecimento coletivo principalmente na região onde a estiagem tem prejudicado as famílias. Em relação ao Programa Água Doce, estaremos recuperando inicialmente 24 sistemas de dessalinização em 12 municípios”, informou o secretário-adjunto aos prefeitos alagoanos.

Outro ponto destacado por Edilson Ramos durante o encontro fez alusão ao trabalho de perfuração de poços. Segundo o secretário-adjunto, duas máquinas perfuratrizes estão aptas para ser utilizadas e a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos está preparando o pessoal para a realização das ações nas cidades interessadas em ter poços perfurados. A informação repassada pelo secretário-adjunto da Semarh foi bem recebida pelos gestores alagoanos que, de imediato, repassaram os nomes dos municípios que vão precisar do apoio concedido pelo Estado.

Ainda durante a reunião com os prefeitos, o coordenador da Defesa Civil Estadual, major Moisés Pereira de Melo, ressaltou que a postura do governo em relação à seca é contribuir com o abastecimento de água para as famílias. O coordenador lembrou ainda que brevemente será implantado o comitê da seca que terá o objetivo de buscar recursos, elaborar projetos e iniciar parcerias com as prefeituras alagoanas para amenizar o sofrimento de quem vive no semiárido. Todo o trabalho, segundo o major Moisés de Melo, acontecerá em conjunto com as prefeituras e o Ministério Público Estadual.

Participaram da reunião, nesta segunda-feira, o presidente da AMA, prefeito Marcelo Beltrão; Elizeu Rêgo, representante da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab); Clécio Falcão, diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal); e o prefeito Avânio Feitosa, coordenador de assuntos relativo à seca, dentre outras autoridades.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate