Aumento da gasolina vai impulsionar produção de etanol

Aumento da gasolina vai impulsionar produção de etanol

O reajuste no preço dos combustíveis, provocado pelo aumento do Pis/Cofins e a retomada da Cide, traz novas expectativas de mercado para o setor sucroenergético. A aposta é que o etanol continuará ganhando mercado em 2015 impulsionado, principalmente, pela alta na gasolina.

Em alguns Estados, a alta da gasolina, que recompôs apenas parte da inflação, tornou o etanol mais competitivo. No dia 16 de fevereiro, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) reajustou o preço de referência dos combustíveis para efeito de recolhimento do ICMS para as refinarias em 14 Estados e no Distrito Federal.

Em Alagoas, o litro da gasolina passou para R$ 3,0690 e o de etanol para R$ 2,503. O valor, que é usado para definição de impostos, é menor que o cobrado nos postos.

“O setor pleiteia, nacionalmente, a continuidade da majoração da Cide, levando em conta a inflação do período, que esteve zerada. Somente com a atualização do preço da gasolina é que o etanol voltará a ter preço competitivo em todo do Brasil. No caso de Alagoas, também pleiteamos uma redução da carga tributária sobre o etanol, que é a maior do país”, explica Pedro Robério Nogueira, presidente do Sindaçúcar-AL.

Apesar do aumento do etanol, a indústria nacional da cana acredita que o preço do biocombustível volte a cair a partir de março quando a safra no Centro/Sul tem início.

Por outro lado, o setor também aguarda com expectativa a aprovação da presidente Dilma Rousseff sobre o aumento da mistura do etanol a gasolina. Hoje, para cada litro de gasolina, 25% é composto por etanol. A previsão era que, a partir do último dia 16, essa mistura fosse aumentada para 27%, o que ainda não ocorreu.

Consumo

Segundo dados da ANP, em comparação feita entre os anos de 2013 e 2014 houve um aumento significativo no consumo de etanol no país. O consumo de etanol hidratado, que havia sido de 11,755 bilhões de litros em 2013, aumentou para 12,994 bilhões de litros em 2014, o equivalente a um crescimento de 10,54%. O etanol total, que corresponde a soma de anidro e hidratado, teve elevação de 12,33% em 2014 frente a 2013, de 21,441 bilhões de litros para 24,085 bilhões de litros.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate