Renan Filho anuncia a ‘volta’ da Secretaria de Segurança Pública

Renan Filho anuncia a ‘volta’ da Secretaria de Segurança Pública

Os tempos de ostracismo da SSP/AL estão com os dias contados. Como se sabe, alguns nomes  a gente nunca esquece. Rua da Catedral, Rua do Sol, Avenida da Paz, Rua da Praia, Rua do Comércio. Esses são apenas alguns exemplos de coisas que mudaram, mas não devia ter mudado de nome.

Para a maioria dos consumidores de Alagoas,  Eletrobras ainda é Ceal, Maceió Shopping é Iguatemi e Ifal é Escola Técnica.  Na estrutura do estado alguns nomes novos pegaram. Outros, como a Segurança, nunca foram esquecidos.  Um bom exemplo é a Emater, que hoje é apenas nome de fantasia do Instituto de Renovação.

Talvez por isso ou pela força do nome em si, o governador decidiu, depois de uma boa conversa com o Secretário de Defesa Social, Alfredo Gaspar de Mendonça, mudar o nome da Pasta.

“Vamos mudar o nome para Secretaria de Segurança Pública”, adianta Renan Filho.

Bom na calculadora e com sacada de marketing, o governador resume sua percepção do sentimento da maioria da população: “quando se fala em defesa social, nem sempre as pessoas entendem o conceito. Já quando se fala em segurança, a compreensão é imediata”, aponta.

Alfredo Gaspar reforça Renan Filho: “o governador é presente o tempo todo, fala comigo duas a três vezes por dia, acompanhando tudo de perto. Ele também tem sempre boas ideias, boas sugestões, que ajudam na segurança. Agora mesmo decidimos chipar (colocar rastreadores) em todas as viaturas policiais. Com isso, o atendimento ao cidadão será mais rápido, mais eficiente e teremos um controle mais efetivo da frota”, explica.

O secretário vai mais longe: “para o cidadão é mais fácil entender a segurança como tal. Ele sabe que ali está toda a estrutura do Estado, incluindo as polícias, que cuidam da sua segurança e do combate a violência”.

Prazo curto

A mudança de nome da Secretaria de Defesa Social e Ressocialização não deve demorar. O ato, vai depender apenas de como será feita a reforma administrativa.

Se ela puder ser “fatiada”, o governador deve publicar a nova legislação (com base na lei delegada) até o começo de março. Se o governo tiver que apresentar a reforma administrativa de uma só vez,  pode demorar mais um pouco – o prazo é de 180 dias. EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate