Pontos de ônibus têm painéis de orientação sobre trânsito

Pontos de ônibus têm painéis de orientação sobre trânsito

Com o objetivo de conscientizar acerca da proibição de estacionamento e parada de veículos particulares em pontos de embarque e desembarque de ônibus, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) estendeu a campanha em painéis nos pontos de ônibus em diversas localidades da cidade.

Os painéis já foram implantados e podem ser encontrados em 10 locais da capital: Rua Pedro Monteiro, no Centro, Av. Gustavo Paiva (Cruz das Almas), Av. Dona Constança, (Jatiúca), Rua Jangadeiros Alagoanos (Pajuçara), Av. João Omena de Andrade (Poço), Av. Menino Marcelo (Serraria), Av. Durval de Góes Monteiro e BR-104, ambas no Tabuleiro do Martins, e na Avenida Fernandes Lima, próximo ao Cepa e ao Hiper Bompreço.

De acordo com a diretora de Educação de Trânsito da SMTT, Juliana Normande, a prática de estacionar e parar em pontos de ônibus é irregular e coloca em risco a vida dos usuários do transporte público. “Com essa atitude, o passageiro é obrigado a subir e a descer dos coletivos no meio da rua, ficando vulnerável a toda e qualquer situação e podendo ser uma potencial vítima de acidente de trânsito, por exemplo”, explicou.

A campanha tem como embasamento o artigo 181 inciso XIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que traz o esclarecimento da proibição de estacionar o veículo onde houver sinalização delimitadora de ponto de embarque e desembarque de passageiros de transporte coletivo ou na inexistência desta sinalização, no intervalo compreendido entre dez metros antes e depois do marco do ponto. A infração é de natureza média com o valor de R$ 85,13, tendo como medida administrativa a remoção do veículo.

“O material da campanha tem o intuito de coibir essa prática que infelizmente acontece com bastante frequência por toda a cidade. É necessário que os condutores respeitem os locais que são de exclusividade dos pedestres e usuários dos coletivos pois, só assim, problemas serão evitados e a segurança dos pedestres garantida”, finalizou a diretora.

Os painéis nos pontos de ônibus é uma continuação da ação educativa “Proibido Estacionar nas Paradas de ônibus”, que teve início em novembro do ano passado nos bairros da Jatiúca, Ponta Verde, Centro e Farol.

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate