Dados mostram que Maceió reduz em 25% a criminalidade

Dados mostram que Maceió reduz em 25% a criminalidade

Alagoas apresentou queda no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no primeiro mês do ano, comparado ao mesmo mês de 2014. A informação foi apresentada pelo secretário de Estado de Defesa Social, Alfredo Gaspar de Mendonça, durante entrevista coletiva na quinta-feira (5).
Na ocasião, Mendonça revelou que roubos a residências também diminuíram.

De acordo com os dados apresentados pela Defesa Social, comparado ao mês de janeiro de 2014, Alagoas teve queda de 7,2% no número de CVLI em janeiro de 2015. Os números caíram de 222 para 206. Em Maceió, a queda foi ainda mais acentuada: foram 65 crimes que resultaram em morte, contra 88 no ano passado. Os homicídios na capital sofreram queda de 25,6%.

Desde o quarto dia de janeiro, a cúpula da segurança pública e as forças integradas discutem a problemática, os índices diários de ocorrências, por locais, e definem as atividades policiais que serão feitas no dia seguinte.

Operações policiais foram deflagradas desde o início do ano, em várias cidades do Estado tiveram como resultado a apreensão de drogas e menores infratores, prisões de criminosos e enfrentamento a outros que resistem à prisão.

Todas as operações ocorrem contando com o fator surpresa, baseadas em levantamentos dos serviços de inteligência das polícias. Na cidade de Penedo foram três operações deflagradas.

“Isto é o começo de uma batalha. Todos os dias trabalhamos com a inteligência, a estatística e o ostensivo para que, no dia seguinte, coloquemos em prática o que foi decidido diante do quadro. Não há nada maquiado nos números. Nosso Núcleo de Estatística e Análise Criminal é o melhor do Brasil. Alagoas é exemplo a ser seguido”, enfatizou o secretário.

Queda nos roubos

Na estatística apresentada os roubos também diminuíram. Em janeiro de 2014, Maceió registrou 26 roubos, enquanto este ano foram 19. Segundo o secretário, a cidade de Arapiraca vai ter operações policiais constantemente.
Assaltos a ônibus, roubos de veículos e homicídios também tiveram baixos índices em Maceió e no interior do estado, a exemplo de Arapiraca e Rio Largo.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate