Governo diz que violência diminuiu mais de 20% em Alagoas

Governo diz que violência diminuiu mais de 20% em Alagoas

Na sua primeira viagem oficial depois da posse, Renan Filho terá vários compromissos nesta segunda-feira, em Brasília.  O governador vai a reuniões e audiências em vários ministérios e no Tesouro Nacional.

Um das reuniões já confirmadas do governador será no Ministério da Justiça. Renan Filho vai fazer um balanço das ações conjuntas do governo federal e governo do estado no setor de segurança pública e apresentará os primeiros números da operação implementada em sua gestão.

As estatísticas que serão apresentadas no Ministério da Justiça – anote aí – apontam para uma redução no número de homicídios ocorridos no estado no mês de janeiro de 2015.

O governo, no entanto, só deve tornar públicas as estatísticas da violência depois da audiência de Renan Filho no ministério da Justiça. Mas, segundo uma importante autoridade palaciana, a redução no número de homicídios passa dos 20% em Maceió, em janeiro deste na comparação com janeiro de 2014.

A redução será maior na capital, acredita a autoridade palaciana, por força das ações desencadeadas em Maceió: “em algumas cidades os números se mantiveram, isso porque o governo focou a atuação inicialmente na capital, onde a situação é mais grave”.

Base de comparação: aumento em relação a dezembro e alta em relação a janeiro

Dois fatos precisam ser registrados aqui: as estatísticas oficiais sobre a ocorrência de homicídios em Alagoas estão desatualizadas e o número de homicídios ocorridos em janeiro, acima de 140, ainda é desconhecido. O acompanhamento é feito pela imprensa, basicamente, com base em dados preliminares do IML.

A página da Secretaria de Defesa Social só traz dados atualizados até outubro de 2014. De acordo com a assessoria da Pasta, o atraso seria por conta de problemas técnicos.

Pelo que se sabe, o número de homicídios teria aumentado, se comparado com dezembro de 2014, mas recuado em relação a janeiro de 2014, quando foram registrados 222 crimes desse tipo em Alagoas. Confirmada a redução, o número de homicídios no mês passado deve ter oscilado entre 170 e 180, em todo o Estado.

Do ponto de vista técnico, o governo está correto ao analisar a variação anual, comparando o mesmo mês.

Quando vai atualizar?

Em nota enviada ao Blog do Davi Soares, a Secretaria de Defesa Social promete atualizar os dados a partir desta semana. Confira:

A Secretaria de Estado da Defesa Social e Ressocialização (Sedres), atendendo determinação da nova Administração, tem procurado garantir uma prestação de serviço público eficiente. Dentro desse contexto, o Núcleo de Estatísticas e Análise Criminal (NEAC) – assim como os demais departamentos da secretaria – passa por um processo de adequação tecnológica para otimizar o aproveitamento dos dados estatísticos e facilitar o entendimento entre os setores internos, inclusive das áreas policiais de inteligência, prevenção e repressão.

Por essa razão, a Sedres, após a adequação necessária do sistema, o que deve ocorrer na semana inicial de fevereiro, regularizará todas as informações requestadas pelos interessados, sendo a transparência dos dados de segurança pública uma premissa fundamental a ser prestigiada pela nova Gestão. Qualquer outra diretriz é mera ilação.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate