Renan e Luiz Henrique disputam Presidência do Senado no domingo

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2015/01/calheiros-e-luiz-henrique1.jpeghttp://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2015/01/calheiros-e-luiz-henrique1.jpegRenan e Luiz Henrique disputam Presidência do Senado no domingo

Os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Luiz Henrique (PMDB-SC) devem disputar, neste  domingo (1º), a Presidência do Senado para o biênio 2015-2016. Nessa sexta-feira (30), a bancada do PMDB formalizou o nome de Renan como escolha da maioria do partido. Luiz Henrique, no entanto, manteve a candidatura que ele já havia anunciado no início da semana.

A eleição da Mesa (que inclui ainda duas vice-presidências e quatro secretarias, além de vagas de suplentes) ocorrerá depois da posse dos 27 senadores eleitos em outubro passado.

Renan Calheiros, atual presidente do Senado, é apoiado por 14 dos 19 senadores que o PMDB terá a partir do dia 1º. Três outros membros da bancada aderiram à candidatura de Luiz Henrique.

De acordo com o art. 58, § 1º da Constituição, na composição da Mesa, “é assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa”, o que, tradicionalmente, garante ao partido de maior bancada a indicação do presidente. No entanto, até o dia da eleição, outros senadores, independentemente de partido, podem apresentar candidatura. O presidente é escolhido por maioria simples, desde que estejam presentes pelo menos 41 senadores.

PT anuncia apoio a Renan

Após quase três horas de reunião, neste sábado (31), os senadores do PT decidiram que o partido vai apoiar a reeleição de Renan Calheiros à Presidência do Senado. A escolha será neste domingo (1º), por votação secreta no Plenário, vencendo o candidato que obtiver maioria simples, desde que presentes pelo menos 41 senadores.

O líder do PT, senador Humberto Costa (PE), explicou que a opção foi manter o apoio ao candidato indicado oficialmente pela bancada do PMDB, observando os princípios da autonomia e da proporcionalidade. O adversário de Renan é o também peemedebista Luiz Henrique (SC).

– Todos temos enorme respeito ao Luiz Henrique, que é um dos melhores quadros de que dispomos. Mas temos que cumprir o compromisso histórico que o PT sempre teve: respeitar a proporcionalidade e as decisões das bancadas – afirmou Humberto.

Segundo ele, o PT pretende manter Jorge Viana como 1º-vice-presidente e Ângela Portela (RR) como quarta-secretária. As presidências das comissões e a liderança da bancada devem ser definidas na próxima segunda-feira (2).

Conforme Humberto Costa, não houve discussão sobre eventual punição caso algum senador petista vote em desacordo com a bancada, até porque o voto é secreto.

– A consciência de cada um é que vai ditar a postura. Mas acredito numa posição unânime. O PT sempre teve como característica votar em conjunto. Todos têm o direito de se manifestar, mas, depois que uma posição é tomada, sempre caminhamos na mesma direção – afirmou.

senador Humberto Costa anuncia apoio a Renan

senador Humberto Costa anuncia apoio a Renan

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PSDB anuncia oficialmente apoio a Luiz Henrique

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), confirmou o apoio formal do partido à candidatura do peemedebista Luiz Henrique (SC) à Presidência do Senado. O anúncio foi feito na tarde deste sábado (31), após reunião na liderança do partido, com a participação de 9 dos 11 integrantes da nova bancada do PSDB na Casa.

Aécio reafirmou que a candidatura do Luiz Henrique, também presente à reunião, ao lado de senadores de outras legendas que estão lhe apoiando, não é uma candidatura de oposição ou do governo, mas sim da instituição. Disse que o nome dele representa “as mudanças que o Senado Federal e o Parlamento como um todo precisam viver”.

– A vitória de Luiz Henrique significa a oxigenação do processo legislativo, a sua democratização, o respeito ao regimento, às regras da convivência democrática, o respeito às minorias – salientou.

Luiz Henrique entrou na disputa como candidato avulso, enfrentando o atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que ganhou o apoio oficial de seu partido. A eleição será neste domingo (1º), após a posse dos 27 senadores eleitos em outubro passado.

Ao comentar a possibilidade de dissidência entre os tucanos, Aécio disse que, num clima de franqueza, cada um dos senadores se manifestou a favor da candidatura de Luiz Henrique. Para ele, o que está em jogo sequer é a disputa entre dois senadores, mas uma opção pela mudança, em favor da democratização dos espaços da Casa e de uma interlocução mais direta do Senado com os anseios da sociedade.

Confiança

Luiz Henrique, ao deixar a reunião, disse estar feliz com o apoio do PSDB e confiante em reunir até 50 votos do total de 81 senadores. Vence a eleição o candidato que obtiver maioria simples, presentes pelo menos 41 senadores.

Segundo ele, será um resultado histórico, que significará “a vitória da mudança contra o continuísmo” de forças que, conforme assinalou, se sucedem no Senado há 45 anos. Ele previu um diálogo construtivo com o governo, governadores e a Câmara dos Deputados. Assim, conforme assinalou, será possível votar com urgência as reformas política e tributária.

– Essa vai ser a minha missão de presidente do Senado e do Congresso Nacional – prometeu.

PSDB anuncia apoio a Luiz Henrique

PSDB anuncia apoio a Luiz Henrique

 

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate