De ‘olho na prefeitura’, Kátia Born ‘troca’ Maceió por Rio Largo

De ‘olho na prefeitura’, Kátia Born ‘troca’ Maceió por Rio Largo

A ex-prefeita de Maceió é apontada, nos meios políticos, como eventual candidata à sucessão do prefeito de Rio Largo, Toninho Lins, em 2016. Para isso, existiria toda uma estratégia já traçada, que começou com a nomeação da ex-prefeita de Maceió, para a secretaria de Saúde do município.

A saúde de Rio Lago é considerada caótica, assim como acontece na maioria das cidades. Kátia assumiu a Pasta em novembro do ano passado com a missão de por a casa em ordem e de melhorar o atendimento à população. Essa seria fórmula capaz de torná-la popular, viabilizando sua candidatura.

A secretária de Saúde de Rio largo, que ainda mora em Maceió, estaria alugando casa para morar na cidade – uma medida necessária, para garantir a transferência do seu título eleitoral.

Trajetória

Grande aposta de Toninho Lins para conseguir eleger seu sucessor, Kátia Born vive um declínio em sua carreira política. Depois de ser vereadora de Maceió e de ser eleita, duas vezes, para a prefeitura da capital, ela enfrentou as urnas duas vezes. Em 2006 teve mais de 60 mil votos, mas não conseguiu ser eleita para a Câmara Federal. Em 2010, tentou novamente, mas teve apenas 8,6 mil votos para deputada estadual.

Nesse meio tempo, Born rompeu com o ex-governador Ronaldo Lessa, mas manteve a presidência estadual do PSB e ocupou duas secretarias no governo de Teotonio Vilela Filho (Ciência e Tecnologia e Mulher e Cidadania). Nas eleições de 2014, Kátia rompeu politicamente com Vilela e não disputou nenhum cargo. Ela apoiou Benedito de Lira para o governo. Com a derrota do candidato, seu espaço foi reduzido.

A atuação em Rio Largo pode ser a oportunidade de um bom recomeço para ela. Ou não. O futuro dirá.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate