“Fogo amigo”: Renan enfrenta dissidentes do PDMB na disputa pela presidência do Senado

“Fogo amigo”: Renan enfrenta dissidentes do PDMB na disputa pela presidência do Senado

A candidatura do senador Renan Calheiros para a presidência do Senado não será tão tranquila quanto parecia. A maior ameaça à sua reeleição vem do seu próprio partido.

O senador Luiz  Henrique (PMDB-SC) se lançou candidato nesta terça-feira, 27. A decisão foi anunciada em reunião com o líder do partido no Senado, Eunício  Oliveira (PMDB-CE), que contou com a participação de pelo menos mais dois senadores do partido (Ricardo Ferraço, ES, e Waldemir Moka, MS).

Henrique deve reunir, ainda, o apoio de partidos da oposição (DEM, PSDB e PSB) e até da base aliada de Dilma Rousseff (PP).

Renan Calheiros ainda não se lançou candidato à reeleição. Ele estuda o melhor momento para  reagir ao “fogo amigo”. Faz parte da sua estratégia deixar os “inimigos” mostrarem suas armas e estratégias. Por isso, espera, até o último momento para anunciar suas decisões – embora elas já tenham sido tomadas.

Apesar da “ameaça”, o senador alagoano ainda é o grande favorito para a disputa. RC tem ao seu lado a maioria da bancada do PMDB (18 senadores) e do PT (12 senadores).  Os dois partidos tem quase 40% do total de 81 senadores.

Nessa condição, Renan Calheiros deve ir buscar os outros votos que precisa para garantir a reeleição em partidos aliados, como PDT, PTB, PSD, PR e PCdoB, que tem juntos 18 senadores. O presidente do Senado também tende a ter alguns votos entre partidos da oposição.

Como bom estrategista, Renan Calheiros trabalha nos bastidores. Ele já avisou, lá atrás, que poderia até não ser candidato à reeleição. Ninguém acredita nisso. RC costura todas as alianças possíveis para consolidar seu nome e, assim que tiver segurança da vitória, anuncia sua candidatura. Quando isso vai acontecer? Arrisco um palpite: na próxima sexta-feira.

O lançamento da  candidatura de Luiz Henrique ganhou destaque em sites como o Diário do Poder (http://www.diariodopoder.com.br/noticias/luiz-henrique-lanca-candidatura-contra-renan-no-senado/) e G1 (http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/01/luiz-henrique-anuncia-que-sera-candidato-presidencia-do-senado.html).

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate