SMS convoca meninas para vacinação contra o HPV

SMS convoca meninas para vacinação contra o HPV

Mesmo encerrando a Campanha de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) em outubro de 2014, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), continua aplicando a vacina nas unidades de saúde do município. A meta de imunização preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) é de 80%, mas Maceió só atingiu 57,65%.

A coordenadora do PNI do município, Eunice Raquel Amorim, atribui o baixo índice ao esquecimento ou mesmo a falta de consciência sobre a importância da vacina. “Gostaríamos de chamar todas as meninas que ainda não foram se vacinar nessa segunda dose para comparecerem aos postos de saúde, lembrando que só se está imune ao vírus quem tomar as três doses da vacina”, explica a coordenadora. Ela lembra ainda que a vacina é segura e eficaz na prevenção do câncer de colo de útero e infecções virais, principalmente em meninas mais jovens, que ainda não iniciaram a vida sexual e por isso, não vieram a ter contato com o vírus.

Eunice Raquel esclarece que a vacina tem uma função preventiva e não curativa e só está protegida a menina que tomar as três doses completas. “A primeira dose foi aplicada em março de 2014, a segunda em setembro, seis meses após a primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Ao completar esse ciclo, a mulher estará imune ao vírus. Desde março de 2014, as vacinas estão disponíveis no calendário normal de vacinação do município”, pontua.

Segundo nota técnica do Ministério da Saúde, quanto maiores os intervalos entre as duas primeiras doses da vacina quadrivalente, maiores são os anticorpos obtidos imediatamente antes da terceira dose, o que resulta em uma resposta imunológica mais eficaz por parte das usuárias, por isso a importância de se adotar um esquema vacinal estendido.

Campanha 2015

Em março, o Ministério da Saúde vai lançar oficialmente, em escolas públicas, privadas e unidades de saúde, a campanha contra o HPV para um novo público alvo, meninas de 09 a 11 anos. Porém, aquelas que desejam garantir sua imunização antes desse período podem se dirigir até uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, pois a vacina já se encontra disponível. Já em 2016, a vacina será direcionada para meninas de nove anos.

Na aplicação da primeira dose da vacina, o município de Maceió ultrapassou a meta preconizada pelo Ministério da Saúde que era de 80%, atingindo um percentual de 90,29%.

O câncer de colo de útero

O câncer de colo de útero apresenta alta incidência e mortalidade e é um importante problema de saúde pública. Embora muito comum, apresenta forte potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente, seja por meio de consultas ginecológicas, vacinação e uso de preservativos.

A vacina é quadrivalente e protege contra os tipos virais mais comuns: HPV 16 e 18, responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo de útero, enquanto os HPV 6 e 11 estão associados a até 90% das lesões genitais. É importante lembrar que a vacina não confere proteção contra outras Doenças Sexualmente Transmissíveis, por isso a importância do uso do preservativo.


Ascom SMS

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate