Governo Federal reconhece emergência em municípios alagoanos

Governo Federal reconhece emergência em municípios alagoanos

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, publicou, na quarta-feira (21), no Diário Oficial da União, um decreto que reconhece a situação de emergência, por conta da seca, em 36 municípios de Alagoas.

De acordo com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a publicação do decreto estava sendo aguardada para que pudesse haver a liberação de recursos para o reforço da Operação Carro Pipa, que leva água potável para as comunidades. O reconhecimento do governo federal também é importante para reduzir os procedimentos burocráticos nas ações de combate à seca no estado.

Constam na lista dos afetados pela seca os municípios de Água Branca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão e Monteirópolis.

Conforme a publicação, também encontram-se em situação de emergência por conta da falta de chuvas os municípios de Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.

O presidente da AMA, prefeito Jorge Dantas comemorou ,finalmente, a decretação da emergência e disse que agora governo estadual e municípios devem dar as mãos e arregaçar as mangas para conseguir, em Brasília, a liberação de recursos para implementar outras ações de convívio com a seca. Apenas Alagoas estava fora e com muito trabalho a AMA conseguiu reverter essa situação.


Ascom AMA

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate