Adeal revoga vazio sanitário estabelecido para controle da praga Helicoverpa

Produtor estava proibido de plantar no período de janeiro a março deste ano
Adeal revoga vazio sanitário estabelecido para controle da praga Helicoverpa

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), órgão é vinculado a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), revogou a Portaria nº 395 de maio de 2014 que determinava a criação do vazio sanitário em Alagoas, no período de janeiro a março deste ano.

A decisão, publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 20, atende a uma solicitação do grupo técnico – formado por 35 entidades – responsável pela criação do Plano de Supressão da Praga Helicoverpa armigera em Alagoas.

A revogação do vazio sanitário foi adotada com base na constatação de que a praga não está ocasionando prejuízos econômicos às culturas hospedeiras.

O controle da praga foi obtido graças ao trabalho de conscientização realizado com produtores rurais e revendas de agrotóxicos, orientando sobre o uso correto de defensivos agrícolas próprios para o combate a lagarta.

A Adeal informou ainda que um inimigo natural da Helicoverpa armigera, o Trichogramma, foi encontrado em áreas atacadas pela praga em Alagoas com aproximadamente 90% de ovos da lagarta parasitados, ocorrendo assim um controle natural. Em outros Estados, o Trichogramma vem sendo adquirido – com custos elevados – para ser usado no combate a Helicoverpa.


Ascom Adeal

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate