Trotes no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência chegam a 67, 45%

Órgão recebeu quase 726 mil ligações telefônicas em 2014; apesar de ainda alto, trotes diminuíram
Trotes no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência chegam a 67, 45%

Os dados estatísticos de 2014 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Maceió e de Arapiraca revelam que o órgão recebeu 725.426 ligações telefônicas. Desse total, a quantidade de trotes nas duas macrorregiões (Maceió e Arapiraca) foi de 67,45%, percentual considerado ainda alto, mas se comparado com os dados relativos a 2013, que foi de 71,13%, houve diminuição.

“Conseguimos realizar um trabalho em equipe, ou seja, houve bastante harmonia entre os técnicos da Sesau e do Samu e isso foi fundamental para que dados positivos fossem colhidos no fim do ano, como, por exemplo, a diminuição dos trotes”, destacou o gerente do Samu Maceió, Lucas Barreto Casado.

No ano passado, o serviço Aeromédico – considerado uma Unidade de Terapia Intensiva Aérea (UTI), que é composto por um grupo de médicos, enfermeiros, pilotos e militares -, salvou 167 pessoas. O serviço é prestado em conjunto com uma equipe do Corpo de Bombeiros. Os profissionais do Aeromédico são acionados para atender pacientes graves em qualquer local de Alagoas, principalmente casos de acidentes de trânsito nas rodovias e funciona das 7 às 17 horas, acionado pelo 192.

Os pacientes são transportados do local do acidente – geralmente rodovias – para hospitais mais próximos ou mais estruturados para a situação de gravidade do paciente. Alguns casos clínicos também são atendidos e transportados para Pernambuco e Rio Grande do Norte para serem submetidos a transplantes de fígado, principalmente em Pernambuco. Isso quando a situação clínica do paciente requer um transporte mais rápido.

Também de acordo com os dados relativos aos teleatendimentos em 2014, o número ficou em 38.936, uma média de 106 orientações por dia. Esses atendimentos referem-se, principalmente, sobre dosagem e tipo de medicamento a ser tomado por pacientes acamados em casa; como proceder quando uma criança ou adulto está com febre alta; dor abdominal; problemas gástricos, entre outros.

“Esses são os casos mais comuns que orientamos no dia a dia”, destacou a médica-socorrista Martha Valente.

Motolância

Para agilizar os serviços dos médicos e enfermeiros, no início de 2013 foi criado o Serviço de Motolância. Em 2014, foram atendidos 485 pacientes, que receberam os primeiros cuidados para que a equipe de uma Unidade de Suporte Avançado (USA – móvel) chegasse para concluir os procedimentos médicos.
Os atendimentos são principalmente de acidente de trânsito (colisão, atropelamento), além de atendimento clínico grave: hipoglicemia (baixa de glicose), hipotensão (baixa de pressão), além de hipertensão, entre outros.


Agência Alagoas

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