Governo nomeou menos de 10% dos cargos de confiança até agora

Governo nomeou menos de 10% dos cargos de confiança até agora

O ritmo na nomeação dos cargos de confiança no governo de Alagoas continua lento. Depois de duas semanas, menos de 10% dos comissionados foram nomeados.

Levantamento realizado pelo blog aponta que o governador Renan Filho nomeou 190 comissionados, de um total de cerca de 2700 cargos, dos quais pretende preencher cerca de 2000.

A “demora” nas nomeações não é um mero capricho político. E muitos a tentativa de economizar para o estado. O governador tem sido criterioso nas escolhas e conta a ajuda de seus principais assessores para avaliar cada indicação, especialmente dos cargos mais importantes. Alguns nomes passam por “consultas” externas, que envolvem instituições do setor público e privado.

Apesar desses critérios, a ordem é não prejudicar o andamento serviço nas repartições. Tanto que nos órgãos considerados essenciais (entre eles Saúde, Educação, Gabinete Civil, Defesa Social, Fazenda e Itec, entre outros) os comissionados da gestão anterior foram mantidos, para não prejudicar seu funcionamento.

Sob pressão

A demora nas nomeações tem afetado, ainda que  indiretamente, a agenda dos secretários e gestores de órgãos do segundo escalão. Além das dificuldades para tocar a gestão dos órgãos, eles ainda enfrentam uma fila crescente de pedidos.

De indicações de políticos a excelentes currículos técnicos, o governador e seus secretários tem recebido toda a sorte de pedidos. A pressão é na base do corpo a corpo, telefone e até pelo Watsapp.

A boa notícia é que  o governador já autorizou a aceleração do processo de nomeações. Até a próxima terça-feira ele deve autorizar as nomeações de algumas centenas de nomes. EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate