Eduardo Cunha e Chinaglia ‘brigam’ por votos de deputados em AL

Eduardo Cunha e Chinaglia ‘brigam’ por votos de deputados em AL

A disputa pela presidência da Câmara Federal está ficando mais acirrada do que poderia se imaginar. Os três principais candidatos ao posto – Júlio Delgado (PSB), Eduardo Cunha (PMDB) e Arlindo Chinaglia (PT) – estão percorrendo o Brasil para pedir votos aos 513 deputados federais, sendo 290 reeleitos 290, 198 eleitos pela primeira vez e 25 voltando à Casa após quatro anos.

A bancada federal de Alagoas parece dividida. Pedro Vilela, do PSDB, tende a votar com Delgado, enquanto Givaldo Carimbão (PROS) assumiu a coordenação do candidato do PT e Marx Beltrão (PMDB) se mobiliza em defesa de cunha.

Em meio a campanha que promete muitas emoções nos bastidores, até a eleição, marcada para 1º de fevereiro, o governador de Alagoas terá de reforçar a dispensa no Palácio dos Palmares.

Nesta quarta-feira, ele recebe Eduardo Cunha para um almoço com a bancada federal. O encontro com o candidato a presidente da Câmara Federal foi articulado por Marx Beltrão e deve reunir inclusive eleitores de Chinaglia – caso de Paulão (PT).

Na quinta-feira, 14, Renan Filho terá novo encontro com um candidato a presidente da Câmara Federal. Desta vez com Arlindo Chinaglia, do PT. O compromisso está sendo articulados pelo deputado federal Givaldo Carimbão (PROS) e por Paulão (PT).

Ele avisa que o governador aceitou receber os candidatos atendendo pedidos dos deputados federais: “ambos são da base do governo e virão conversar com a bancada federal de Alagoas. Ao receber os candidatos, o governador dá uma demonstração de grandeza e de unidade política. O voto é livre e cada um vai escolher o melhor”, aponta.

A bancada federal de Alagoas pode até estar, aparentemente dividida entre os três candidatos, sendo Cunha e Chinaglia os mais fortes no Estado. Como ambos fazem parte da base aliada, Renan Filho vai recebê-los no Palácio.

O governador não vai declarar votos para ninguém – até porque ele não vota nessa eleição -, mas cá para nós, se tiver que apostar em alguém, será em Eduardo Cunha – peemedebista, assim como ele.

A Agência Brasil produziu texto sobre as viagens e a campanha dos três candidatos que você pode ler aqui: http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2015-01/candidatos-presidencia-da-camara-percorrem-o-pais-em-busca-de-votos

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate