Alvaro Vasconcelos impõe novo estilo na Agricultura

Alvaro Vasconcelos impõe novo estilo na Agricultura

Alvaro Vasconcelos é do tipo que parece não gostar de perder tempo. Na sexta-feira passada, 09, ele reabriu um matadouro em Viçosa.

Foi uma medida emergencial, mas necessária. Depois de passar por reforma o equipamento continuava fechado e os marchantes estavam comercializando carne de animais abatidos clandestinamente.

O que ele quer, daqui para frente, é contar com a parceria do MPE e Ministério do Trabalho para reabrir matadouros, fechados em dezenas de municípios. O argumento usado por ele é simples: é pior sem eles. “Acho melhor garantir a modernização e adequação, através de ajustamento de conduta, com os matadouros funcionando, do que fechados”, resume.

Nessa segunda-feira, 12, Vasconcelos resolveu outra “bronca”. O secretário conseguiu um acordo para suspender a greve dos servidores da Adeal, que já duravam mais de três meses (veja matéria abaixo).

Nesta terça-feira Vasconcelos começa o dia cedo. Vai visitar o canal do sertão, em Delmiro Gouveia, mas antes dá uma parada em Batalha para tomar café da manhã com o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro e mais dois secretários: Aparecida Machado, da Secretaria de Infra Estrutura e Alexandre Ayres, da Secretaria de Meio Ambiente e recursos hídricos.

No “cardápio”, a situação do setor leiteiro do estado, que enfrenta uma grave crise depois que a Sabe (laticínio de Sergipe) deixou de captar leite em Alagoas.

“Quero fazer um esforço junto com os demais secretários com o objetivo de garantir a reabertura da fábrica da Camila ainda no primeiro semestre deste ano. O setor leiteiro vive hoje dificuldades que não existiriam se a fábrica já estivesse aberta”, pondera.

Aldemar Monteiro adianta que falta apenas a decisão do governo para acelerar a reabertura da fábrica: “com apoio do governador Renan Filho e do secretário Alvaro Vasconcelos vamos conseguir os recursos que faltam para concluir o projeto”, aponta.

Alvaro Vasconcelos e Zé Arnaldo, ao centro, falam sobre o fim da greve na Adeal
Alvaro Vasconcelos e Zé Arnaldo, ao centro, falam sobre o fim da greve na Adeal
O fim da greve na Adeal

*Secretário Álvaro Vasconcelos articula o fim da greve da Adeal

Terminou nesta segunda-feira, 12, a greve dos servidores da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). Em assembleia, que contou com a presença do secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, a categoria decidiu que dará 60 dias ao governo estadual para que o plano de cargos e carreira seja encaminhado à Assembleia Legislativa de Alagoas.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores de Fiscalização Estadual Agropecuária de Alagoas (Sinfeagro), José Arnaldo, o secretário Álvaro Vasconcelos pediu que a greve fosse encerrada. “A categoria ponderou a proposta do secretário pela pessoa que ele representa e sua liderança no setor agropecuário de Alagoas. Sabemos a dificuldade do governo e nossa expectativa é que o governador Renan Filho entenda a situação dos servidores. Esse pleito é antigo e a Adeal é um órgão de grande importância para a economia de Alagoas”, afirma.

60% do quadro de servidores da Agência estavam paralisados desde o dia 04 de agosto de 2014. A partir desta terça, 13, a Adeal funciona em sua totalidade.

O plano de cargos e carreiras atende todos os servidores do órgão. De acordo com José Arnaldo, através do plano será possível garantir que os servidores permaneçam na Adeal, sustentando o status de Alagoas como zona livre de aftosa. O plano de cargos para a Adeal foi um dos requisitos para a concessão da conquista.

Negociação
Os servidores da Adeal estão há cinco anos negociando a implantação do processo de cargos e carreiras. Em 2012, a gestão de Teotonio Vilela negociou e ficou definido que no ano de 2013 seria implantado a nova tabela de reajuste salarial e, em 2014, seria implantado o plano de cargos e carreiras para todo o quadro funcional da Agência. De acordo com José Arnaldo, somente o reajuste salarial foi acertado.

* texto produzido pela equipe do suplemento Gazeta Rural

A Agência Alagoas também produziu texto sobre o fim da greve. Confira:

http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticias/2015/1/servidores-da-adeal-suspendem-greve-a-pedido-do-secretario-de-agricultura

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate