Prefeitura e Sudene fecham parceria para inclusão de mulheres na construção civil

Prefeitura e Sudene fecham parceria para inclusão de mulheres na construção civil

O prefeito Rui Palmeira, a secretária Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Solange Jurema, e o superintendente da Sudene, José Márcio de Medeiros, assinaram convênio para implantar em Maceió o projeto Construindo com Mulheres. Firmada na sexta-feira (9), a parceria tem como finalidade qualificar profissionalmente mulheres em situação de vulnerabilidade social no setor da construção civil.

Serão beneficiadas mulheres atendidas pelos programas federais de transferência de renda que tenham no mínimo a primeira fase do Ensino Fundamental (1º ao 4º ano). A expectativa é que 600 mulheres de Maceió sejam capacitadas nas áreas de assentamento de revestimento e pintura, entre outros.

De acordo com José Márcio de Medeiros, o bom relacionamento com o prefeito Rui Palmeira e com a secretária Solange Jurema permitiu que a Sudene identificasse recursos para melhorar a qualidade da construção civil em Maceió, principalmente, no que se refere à inclusão das mulheres nesse setor.

“Como estes recursos do Brasil Sem Miséria estavam disponíveis na Sudene, eu, enquanto vereador e superintendente da Sudene, abri o edital e Maceió se habilitou. Hoje, estamos assinando o convênio para que essas mulheres sejam capacitadas e tenham a oportunidade de melhorar a qualidade da construção civil e ao mesmo tempo, gerar emprego e renda. Essa nossa iniciativa vai começar a fazer com que o próprio empresariado local venha a se surpreender com a capacidade que a mulher tem em dar um acabamento mais cuidadoso nas obras. Tenho certeza que o setor deverá se engajar para que novos recursos sejam viabilizados e novas especializações sejam feitas, não só em Maceió, como em outros municípios do Estado”, destacou José Márcio.

O prefeito Rui Palmeira reforçou a importância de parcerias e já começou a discutir a possibilidade de novos projetos que venham trazer benefícios em outras áreas da capital alagoana. “São recursos para Maceió, para a capacitação na área da construção civil, mas esse é um primeiro passo. Já estamos propondo novas parcerias à Sudene e acreditamos que faremos mais em 2015”, destacou o prefeito Rui Palmeira.

O convênio representa o investimento de mais de R$ 1 milhão. Cada participante receberá uma bolsa de R$200 para os custos de alimentação e transporte, durante o período do curso, além de receber, gratuitamente, material didático e de uso, que deve ser utilizado nas aulas práticas do curso.

“Vem em muita boa hora pela grande demanda que a gente recebe do setor, dizendo que precisa de pessoas qualificadas. É uma grande oportunidade para essas mulheres entrarem no mercado de trabalho e para a construção civil, que vai ter essa mão de obra qualificada disponível”, disse a secretária Solange Jurema.

Para ela, só é possível trazer desenvolvimento para o município através de parcerias com esta. “Nós sabemos que o município sozinho não consegue trazer o desenvolvimento necessário, por falta de recursos. Então, é com parcerias públicas e privadas que a gente consegue trazer o desenvolvimento. Todos nós somos responsáveis por isso e ninguém sozinho consegue alcançar bons resultados. Daí, com essa articulação das diversas entidades, dos diversos órgãos, é que vamos conseguir melhorar e dar o desenvolvimento econômico e social sustentável que nós precisamos”, complementou a secretária.

Após a assinatura, serão encaminhados os procedimentos burocráticos para que, até abril, o projeto comece a ser executado.


Ascom Semtabes

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate