Cultivo de pimenta anima produtores da Cooperativa Pindorama

Cultivo de pimenta anima produtores da Cooperativa Pindorama

Na forma in natura ou processada, as pimentas são produtos que agregam valor e detém amplas oportunidades de mercado. Em Pindorama, além do cultivo de frutas e da tradicional cana-de-açúcar, os associados da Cooperativa Pindorama fornecem pimentas in natura  para abastecer a fabricação de derivados como o molho de pimenta, inglês e alho.

Com as colheitas rentáveis da última temporada, a Cooperativa consegue fabricar mais de 300 pacotes de pimentas processadas por mês. Por semana, os agricultores e trabalhadores rurais chegam a repassar cerca de 50kg do fruto. A produção anual ultrapassa a casa dos 70 mil quilos.

De acordo com Israel Cardoso, coordenador de produção, nesta modalidade cerca de 20 produtores da comunidade rural de Pindorama são assistidos por técnicos agrícolas. “Além de acompanhar o processo de desenvolvimento, também orientam sobre estratégias de manejo e cuidados com pragas”,.

Animado com a regularidade agrícola, o produtor José Ferreira descobriu na pimenta mais uma alternativa de renda. Ele divide lote de terra com sua mãe e faz questão de manter o cultivo da pimenta tabasco e jalapinha. “O plantio de pimenta nos dá um resposta rápida, plantamos hoje com a certeza de que é certo seu retorno”, enfatiza.

Diversificação das atividades rurais

A exploração comercial de pimentas gera empregos e renda em todos os segmentos da cadeia produtiva. Em Pindorama, os agricultores familiares e trabalhadores rurais encontram na cultura da pimenta mais uma alternativa e garantia de produção.

Para Klécio Santos, presidente da Cooperativa, o cultivo de pimentas: “tem assumido maior importância pela versatilidade de aplicação culinária, industrial e ornamental. Com isso, é preciso diversificar as atividades agrícolas e levar ao produtor mais uma opção de renda e ocupação”, afirma.

Em 2015, os dirigentes da fábrica já trabalham com a meta mensal de 1.500 pacotes de pimentas processadas. Segundo informações do gerente comercial, Daniel Lavanere, hoje as vendas superam a produção. “A linha de molhos da Pindorama é bem aceita no mercado pela sua qualidade atestada. Em média, são vendidas mil caixas por mês. Fator surpreendente”, finaliza.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate