CadÚnico: profissionais são capacitados para atendimento descentralizado

CadÚnico: profissionais são capacitados para atendimento descentralizado

Como parte do processo de descentralização do atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais, foi iniciada nesta quinta-feira (08) uma capacitação para os profissionais que atuarão nos Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS) da capital, como entrevistadores do CadÚnico.

O treinamento está sendo realizado por técnicos do CadÚnico de Maceió, que foram capacitados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Os profissionais estão aprendendo como são feitas as entrevistas com o responsável pela unidade familiar, como preencher o formulário de entrevista, a documentação necessária e os programas sociais que utilizam o Cadastro Único.

Segundo a assistente administrativa do CadÚnico, Kátia Carvalho, que ministrou a capacitação nessa quinta, estes profissionais estão sendo preparados para lidar com os usuários, como se portar com as novas famílias que serão cadastradas.

De acordo com Stephanie Cavalcanti, coordenadora da Base de Dados do Cadastro Único de Maceió, o foco da capacitação é a descentralização das atividades do CadÚnico para as unidades dos Cras. “Com a descentralização dos serviços, pretendemos aumentar o número de cadastros e qualificar a base de dados do cadastro, atendendo a comunidade em locais mais próximos da residência”, explicou.

Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, uma das metas da gestão é estender esse projeto para todos os Cras de Maceió. “O nosso principal objetivo é facilitar o acesso aos serviços da Assistência Social. Pensando em primeiro lugar no bom atendimento e na comodidade que ofereceremos aos nossos usuários”, destacou a gestora.

O atendimento descentralizado do CadÚnico já acontece nos CRAS Denisson Menezes, Sônia Sampaio e Pitanguinha.


Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate