Alunos de escola estadual são destaques com projeto no Canal Futura

Manoel Roberto e Bárbara Mariana, da Escola Izaura Antônia de Lisboa, apresentaram pesquisa em programa em rede nacional
Alunos de escola estadual são destaques com projeto no Canal Futura

Projeto desenvolvido por alunos da Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa, na cidade de Arapiraca, foi destaque no Projeto Empreender, programa produzido por meio de parceria entre Sebrae e Canal Futura. A ação destaca iniciativas inovadoras de jovens empreendedores de todo o Brasil.

O episódio, com entrevistas dos alunos Manoel Roberto Souza e Bárbara Mariana Silva, foi exibido na quarta-feira (7) e também está disponível no site do programa http://www.projetoempreender.org.br/episodios/ e também no Canal Futura  no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=Hd8kvyUAHbg.

Coordenado pela professora de Química Nadja Souza, o estudo consiste na produção de uma  formicida natural à base de alho e cravo-da-índia. O projeto já foi apresentado em sete feiras científicas de todo o Brasil e, em junho do ano passado, representou Alagoas na Genius Olympiad, uma das maiores feiras científicas do mundo, em Nova York.

No episódio exibido na quarta-feira, os jovens explicaram como é realizada a pesquisa. “Nosso projeto surgiu a partir da grande incidência de formigas na região, especialmente em Arapiraca. As pessoas  começaram a usar muitos inseticidas e nós percebemos que precisávamos de algo que fosse natural e não agredisse o meio ambiente”, relata Bárbara.

Manoel também aponta os benefícios do formicida natural. “Passamos a conscientizar as pessoas a usar este produto, pois além de ser muito barato, pode ser facilmente produzido em casa. E esse é o objetivo de nossa pesquisa: ajudar as pessoas de baixa renda e ainda evitar a agressão ao meio ambiente”, destaca o jovem.

A orientadora da pesquisa, Nadja Souza destaca a importância da pesquisa para os jovens. “A participação dos alunos da Educação Básica em projetos de iniciação científica não só enriquece a aprendizagem do conteúdo em sala de aula, mas também abre novos horizontes em suas vidas”, afirma a professora.

Novos projetos

Nadja adianta que outros dois alunos seus, Carlos André e Carlos Henrique, da Escola Nossa Senhora da Conceição, de Lagoa da Canoa, também serão destaques no Projeto Empreender com pesquisa sobre produção de sabonetes à base de sambacaitá. “A equipe do Canal Futura realizou as filmagens no final do ano passado e o episódio deve ser exibido nos próximos meses”, informa.

Agência Alagoas

 

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate