Novo secretário do Turismo quer tornar destino Maceió mais competitivo

Novo secretário do Turismo quer tornar destino Maceió mais competitivo

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, já escolheu o novo titular da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), em substituição à ex-secretária Cláudia Pessôa. Nome de consenso entre os representantes do trade turístico local, Jair Galvão Freire Neto será o novo gestor do Turismo em Maceió, trazendo para a pasta a experiência acumulada em órgãos do segmento, incusive o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), do qual é servidor de carreira.

Graduado em Turismo e com mestrado em Estudos Turísticos nos Estados Unidos, Jair Galvão Freire Neto é alagoano natural de Maceió. O profissional é conhecido por ser um dos desenvolvedores e interlocutores das Políticas Nacionais de Turismo e disse que a experiência no Ministério do Turismo deverá facilitar o acesso aos programas federais voltados ao segmento.

“Para esse momento, vamos, sem dúvida, trabalhar para conquistar o alinhamento com as Políticas Nacionais de Turismo, além do reforço na integração entre os demais setores da Prefeitura, o Estado e a rede federal”, destacou Galvão.

Galvão é servidor de carreira da Embratur. Cedido ao Ministério do Turismo (MTtur), assumiu, de julho de 2012 a outubro de 2013, a Coordenação Geral de Qualificação de Serviços Turísticos. Já de outubro aos dias atuais, ele ocupa o cargo de Coordenador Geral de Competitividade e Inovação, também no MTur. “Vou trabalhar para que esse conhecimento e aproximação ajudem a tornar a cidade de Maceió um destino turístico cada vez mais competitivo”, reforçou Galvão.

Entre as funções que exerceu, Galvão acumula ainda a criação e implantação da política de desburocratização do cadastro nacional dos prestadores de serviços turísticos, por meio do desenvolvimento do sistema de virtualização e informatização integral do Cadastro – Cadastur 3.0, o primeiro do executivo federal a incorporar as diretrizes de tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas.

O novo secretário é representante do Ministério do Turismo no CGOlimpíadas, Comité Gestor dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, composto pelo Ministério do Esporte, Casa Civil da Presidência da República, Ministério da Justiça, Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério do Turismo, Controladoria-Geral da União e Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Galvão também faz a interlocução com a Organização Mundial do Turismo para implantação do projeto Hotel Energy Solutions, ferramenta de sustentabilidade desenvolvida pelas Nações Unidas que contem soluções inteligentes de uso responsável de energia pelo setor de meios de hospedagem.


Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate