Blog ‘descobre’ nomes de secretários que faltam ser anunciados por RF

Blog ‘descobre’ nomes de secretários que faltam ser anunciados por RF

Renan Filho deve anunciar, entre hoje e amanhã, os nomes que faltam para fechar seu secretariado. Depois de revelar, em primeira mão neste blog, a escolha de Álvaro Vasconcelos para a Secretaria de Agricultura, falta o governador eleito anunciar três ou quatro secretários – a depender do número de secretarias que ele vai manter (podem ser 18 ou 19).

A essa altura ainda falta anunciar o comando de pelo menos três secretarias: Fazenda, Desenvolvimento Econômico e Sepaz. Isso se Renan Filho mantiver o planejamento inicial de trabalhar com 18 secretarias. Existe a possibilidade do governador eleito começar o governo com 19 pastas. Nesse caso, a outra secretaria seria a de Ciência e Tecnologia.

A Fazenda permanecerá sem haverá alterações. A pasta continua como é hoje, com o mesmo nome e estrutura. Quem deve ser indicado é o atual secretário da Receita do Rio de  Janeiro, George Santoro, que já esteve  em Maceió na última semana e retorna nesta terça-feira, 30.

Nas outras pastas, ainda existem dúvidas, mas já é possível saber, a partir de informações de bastidores, quem serão os prováveis secretários.

No caso da Sepaz o governador vai decidir se ela continua como é hoje ou se muda de nome, virando Secretaria de Prevenção às Drogas. O titular da pasta, anote, deve ser Jardel Aderico, que já foi secretário da Sepaz, ou o atual secretário, Adalberon Sá Junior. A equipe de transição prefere Jardel, até para não caracterizar o “continuismo”.

A maior dúvida fica por conta da Secretaria do Desenvolvimento Econômico. A nova Pasta vai agregar, com certeza – já avisou Renan Filho – o Turismo. Mas ele ainda não bateu martelo na fusão com Ciência e Tecnologia. A ideia inicial era criar uma supersecretaria que seria ocupada pelo ministro do Turismo, Vinícius Lages. Como ele continua em Brasília, tudo pode mudar.

Para a pasta do Desenvolvimento Econômico e Turismo, vários nomes foram consultados. Mas é muito provável que a o governador eleito anuncie o nome de Janine Pires , que já foi presidente da Embratur, para a nova Secretaria, uma das mais importantes do novo governo.

Fica faltando uma definição para a Pasta de Ciência e Tecnologia. Se ela for mantida, o governador tem vários nomes para ocupá-la. Até ontem a noite essa decisão não havia sido tomada. EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate