Agricultores vencedores do Prêmio Produtividade recebem selecionadora de grãos

Solenidade de entrega ocorreu na Câmara dos Vereadores do município de Craíbas, região Agreste
Agricultores vencedores do Prêmio Produtividade recebem selecionadora de grãos

Sete produtores de grãos do Sertão, Agreste e Leste alagoano, foram premiados na manhã da última sexta-feira (26), com equipamentos e implementos agrícolas, pela participação no Prêmio Produtividade de Grãos da Agricultura Familiar Alagoana. O concurso foi lançado pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), em março deste ano, com o objetivo de estimular e valorizar as boas práticas de cultivo do milho e feijão entre os agricultores do estado.

A solenidade de entrega da premiação ocorreu na Câmara dos Vereadores do município de Craíbas, região Agreste. Como previa o edital, os três primeiros colocados receberam como prêmio selecionadoras de grãos. Para os demais agricultores classificados a Emater/AL cedeu implementos como pás, enxadas, enxadecos, viveiro de mudas e caixas plásticas.

O produtor João Domingos de Aquino, do município de Monteirópolis, vencedor da região Sertão, afirmou que a selecionadora de grãos vai diminuir o tempo gasto na classificação da produção. “Fiquei muito feliz com o prêmio, vai incentivar outros agricultores a participarem e a melhorarmos nossa produção”, destacou o agricultor familiar, que produziu 2.025,32 kg por hectare.

Os vencedores das regiões Agreste e Leste do estado tiveram um desempenho melhor, por conta da regularidade de chuvas. O agricultor José Roberto da Silva, de Craíbas, produziu 3.760,66 kg/há. Já o produtor do Leste alagoano, Dorgivan Constantino, do município de Teotonio Vilela, foi o que mais se destacou, com uma produção de 3.960kg/há. O concurso teve como parâmetro de produção um estudo da Embrapa Tabuleiros Costeiros, que levantou como produção média no Nordeste do plantio consorciado 2.520kg/há, sendo 1.800 quilos de milho e 720 quilos de feijão.

De acordo com a superintendente de pesquisa e extensão rural da EMATER/AL, Rita de Cássia Ferreira, foram inscritos cerca de 200 produtores de todo estado. “Todos os participantes estão de parabéns. O Governo do Estado tem uma política de distribuição de sementes de qualidade que auxilia a produção no campo. Sabemos que essa ação junto a Assistência Técnica e Extensão Rural só pode alavancar a agricultura familiar alagoana. Torcemos que os próximos gestores deem continuidade a esse trabalho”, reforçou a superintendente.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate