HGE é destaque nacional no Programa Federal SOS Emergência

HGE é destaque nacional no Programa Federal SOS Emergência

O Hospital Geral do Estado (HGE) foi o único hospital do Programa SOS Emergências a iniciar todos os parâmetros exigidos e ter mídia positiva, desde à implantação do SOS em Alagoas. A instituição foi elogiada durante a participação de seus gestores no II Encontro dos Hospitais do Programa SOS Emergências.

O evento ocorreu no dia 7 deste mês em Brasília, quando foram apresentados os resultados dos hospitais participantes do programa em todo Brasil. O evento reuniu gestores da Saúde e de hospitais públicos, de todo o país, integrantes do programa, quando foram apresentados os resultados nos 40 maiores  prontossocorros dos hospitais públicos do país. Entre eles, o HGE.

O Hospital Geral do Estado (HGE) de Alagoas faz parte do programa desde abril de 2013 e já teve garantido por meio do programa o funcionamento da Unidade Especializada Irmã Dulce. O espaço conta com 99 leitos divididos em UTI’s (Geral e Pediátrica), Centro Cirúrgico e o Centro de Tratamento de Queimados. Também foram implantadas a partir do programa, a Unidade Vascular, a de Ortopedia e a Organização de Procura de Órgãos e tecidos (OPO), além de reformas e aquisição de novos equipamentos.

“Conseguimos melhorar nossa assistência e a qualidade dos nossos serviços em Alagoas, por meio do atendimento prestado no HGE. Esses encontros são fundamentais para analisarmos e mostrarmos o quanto já foi feito”, destacou o diretor estadual de Assistência Hospitalar, Rogério Barboza. Segundo ele, as melhorias nos indicadores hospitalares com o fluxo, quase inexistente, de pacientes nos corredores, a celeridade no resultado dos exames e diagnóstico, cirurgias de alto padrão de qualidade e outros avanços, como a área exclusiva infantil, ratificam a realidade que vem sendo vista na assistência do hospital Geral.

“Nosso HGE foi bem avaliado pelo Ministério da Saúde. Estamos no caminho certo, significando que obtivemos avanços, entretanto, há ainda muito a ser feito. Esta ótima avaliação só foi possível graças o envolvimento de todos, profissionais e gestores”, ressaltou. A diretora da unidade hospitalar, Verônica Omena, explicou que o SOS Emergências reforça a unidade hospitalar à medida que atua diretamente no enfrentamento das principais necessidades para a diminuição da superlotação, gerando agilidade no atendimento de urgência e emergência e qualificando a gestão.

“Observamos que a reestruturação da rede de urgência e emergência em Alagoas, com a monitorização dos leitos de retaguarda tem sido fundamental na manutenção dos corredores vazios, pois corrobora com as ações que vêm sendo implantadas na unidade hospitalar. Este é um dos pontos ativos para o HGE obter mídia positiva”, comentou a diretora.

O programa – Entre os parâmetros do SOS Emergência, estão o Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH), responsável pelo diagnóstico das principais dificuldades relacionadas à porta de entrada de emergência; o Acolhimento e Classificação de Risco, no modelo internacionalmente validado de Manchester, que classifica a prioridade no atendimento pela gravidade.

Fazem parte dos parâmetros ainda o Núcleo Interno de Regulação (NIR), que impactou positivamente o sistema de regulação de leitos de pacientes entre unidades da rede e contratadas e leitos de retaguarda e o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), parceria entre as secretarias municipais e estaduais, que dá continuidade ao tratamento de pacientes em suas residências.

O programa SOS Emergência é uma iniciativa do governo federal em parceria com estados e municípios e os gestores hospitalares, que visa promover o enfrentamento dos principais problemas dos hospitais que integram a rede, qualificando a gestão, ampliando o acesso aos usuários em situações de urgência e garantindo atendimento ágil e humanizado nos hospitais que atendem pelo SUS.

 

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate