Mozart Amaral vai tocar obras e deve virar ‘calo’  para Rui Palmeira

Mozart Amaral vai tocar obras e deve virar ‘calo’  para Rui Palmeira

É difícil falar nos oito anos de gestão de Cícero Almeida na prefeitura de Maceió sem lembrar do nome de Mozart Amaral. Engenheiro, secretário de Infraestrutura, ele deixou sua marca na pavimentação de milhares de ruas e na construção de novas vias.

Mozart entrou no jogo da  sucessão, em 2012, disputando a vaga de vice na chapa de Ronaldo Lessa. Deu no que deu. Às vésperas da eleição, o então candidato a  prefeito ficou inelegível e o PMDB deixou a campanha.

Menos dois anos depois, os personagens daquela eleição, que terminou com um Mozart Amaral triste (porque viu o sonho de disputar a prefeitura ir TSE abaixo), estão de volta. E por cima. Lessa é deputado federal eleito e o ex-secretário de Infraestrutura de Maceió será o grande tocador de obras de Alagoas.

Mozart vai ocupar a nova Secretaria de Transportes e Desenvolvimento Urbano, criada pelo governador eleito, Renan Filho. A Pasta será responsável por todas as obras viárias, o que inclui de estradas a VLT, passando por portos e aeroportos, além de obras urbanas.

Na prática, Mozart será encarregado de executar as ações estruturantes do governo Renan Filho para Maceió, inclui o programa “Pequenas Obras, Grandes Mudanças”, que prevê a obras de mobilidade urbana na capital.

Conversei com Mozart sobre seu novo desafio. Ele nega que vá rivalizar politicamente com o prefeito Rui Palmeira (PSDB), de quem foi adversário na campanha e diz que vai até procurá-lo para conversar, sobre as obras, sempre que necessário.

Na prática Mozart deve se transformar num grande calo, numa verdadeira dor de cabeça política para o prefeito Rui Palmeira e sua equipe, ainda mais agora, quando a prefeitura de Maceió vive uma fase de vacas magras e está devendo milhões e milhões a fornecedores.

Ao criar uma Secretaria que tem também como missão realizar obras em Maceió e ao colocar no seu comando um nome que tem a referência de Mozart Amaral, o governador eleito está dando um recado claro a equipe de Rui Palmeira.

A campanha da reeleição na capital, anote, será dura e o governo do estado deve apresentar um nome forte para concorrer com Rui Palmeira.

O retorno

De volta á cena política, Mozart Amaral tem pela frente outros desafios. Sua missão, é importante que se diga, vai além das divisas de Maceió. Ele será o tocador de obras do governo Renan Filho.

A Secretaria de Transportes e Desenvolvimento Urbano, que será criada a partir de janeiro, vai abrigar em sua estrutura, entre outros órgãos, o Departamento de Estradas e Rodagens. “Estamos definindo toda a estrutura. O maior desafio agora é formar equipe, estruturar a nova Secretaria para cair em campo, rapidamente, realizando  as obras que Alagoas precisa”, aponta. Mozart vai tocar, entre outros projetos, a duplicação da AL 101 Norte, uma das prioridades do novo governo.

Na campanha eleitoral Mozart percorreu, com Renan Filho, as principais comunidades de Maceió. Ele espera voltar, como secretário, para realizar as obras e serviços que a cidade precisa: “o estado vai voltar a investir na capital. Para isso esperamos contar com o apoio do governo federal e da bancada de Alagoas no Congresso Nacional”, adianta.

Mozart, é importante que se diga, não deixa de representar o “amigo-irmão” e deputado federal eleito Cícero Almeida, mas o novo secretário é presidente do PMDB de Maceió e está na cota do partido, com fortes ligações com o senador Renan Calheiros e com o governador eleito, Renan Filho.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate