Teotonio Vilela reinaugura prédio da Junta Comercial de Alagoas após reforma

Teotonio Vilela reinaugura prédio da Junta Comercial de Alagoas após reforma

O governador Teotonio Vilela Filho inaugurou, nesta segunda-feira (15), o prédio da Junta Comercial de Alagoas (Juceal) totalmente reformado e ampliado para proporcionar maior conforto e acessibilidade para o comerciante alagoano. A Juceal, em parceria com o Governo do Estado, atingiu um patamar de respeito e referência na comunidade comercial brasileira pelos avanços na desburocratização no processo de abertura de empresas.

A Junta Comercial em Alagoas passou por um criterioso processo de informatização que simplificou a emissão de certidões, regulamentação e viabilizou a abertura de novas micro e pequenas empresas em todo estado. No período de oito anos, o número de cadastro subiu de 28 mil para mais de cem mil empresas ativas em Alagoas. E no processo de desburocratização é possível criar uma empresa em até 48 horas.

De acordo com o ex-presidente da Juceal, José Lages, o apoio do governo estadual foi fundamental para elevar a eficiência da instituição. Antes, o órgão vivia sem planejamento, os servidores estavam desmotivados, os processos eram mal definidos e por meio de um planejamento estratégico, que durou de 2011 até 2014, foram criados indicadores, metas, alguns setores foram reformulados, houve a contratação de menores aprendizes, estagiários e só então foi iniciada a essa reforma estrutural para garantir conforto para seus usuários.

“Sem o apoio do Estado nós não conseguiríamos avançar como avançamos, isso vem da política pré-estabelecida pelo governador Teotonio e também do apoio da Seplande, com o então secretário Luiz Otávio Gomes e depois do apoio da secretária Poliana Santana, que nos proporcionaram as ferramentas certas para fazer com que nós pudéssemos desempenhar um processo de desburocratização, deixando a Junta no patamar que ela hoje se encontra”, explicou Lages.
O governador Teotonio Vilela destacou a importância da Junta Comercial para o desenvolvimento econômico do estado, que por meio de suas ações mudou a imagem do órgão e tem conseguido atrair novos investidores para Alagoas, gerando mais emprego e renda.

“A política de desenvolvimento criada em nosso governo fez com que os investidores pudessem encontrar segurança jurídica, celeridade no trâmites burocráticos, parcerias, apoio, incentivos fiscais e locacionais. Aqui em Alagoas, as empresas são instaladas em tempo recorde, antes eram três meses, hoje são três dias. Nós adotamos esse sistema e podemos nos orgulhar de conseguir chegar à marca de mais de cem mil novas empresas cadastradas”, destacou Vilela.

A reforma da instituição foi garantida com recursos do Proiveste e custou R$ 540 mil. Toda estrutura da fachada, rede elétrica e área de atendimento foi ampliada, além da construção de banheiros para clientes para proporcionar conforto e acessibilidade. No entanto, a reestruturação da Junta Comercial começou de dentro para fora e hoje é possível utilizar diversos serviços do órgão sem sair de casa, já que 90% dos serviços estão disponíveis no site do órgão.

Ao longo desse processo de reformulação a Junta Comercial pôde garantir que as certidões sejam adquiridas on-line, o empresário não precisa ir à Junta comercial para solicitar a certidão, devido à digitalização de 90% do acervo da Junta; implantou a Rede Sim em 100% dos municípios alagoanos, uma conquista pioneira no país ao conseguir a cobertura total; colocou Alagoas como o primeiro estado a criar uma chancela digital, um mecanismo de autenticação do contrato social e desenvolveu a emissão de certidões pela via online, da chancela digital e envio dos processos através da Via Única, garantindo visitas de outras Juntas Comerciais à Juceal, que agora conta com o inovador sistema de fluxo processual, o Junta Digital.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate