Representante do governo federal diz que Vilela entra para história da extensão rural

Secretário nacional da Agricultura Familiar, Argileu Martins, agradeceu o empenho do governador pela sua coragem e atitude em recriar a Emater
Representante do governo federal diz que Vilela entra para história da extensão rural

O governador Teotonio Vilela Filho participou, nesta terça-feira (16), da inauguração da nova sede do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), em Maceió, e de uma série de debates sobre os desafios da inclusão produtiva em Alagoas. O órgão, que está ligado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), foi recentemente reativado e, desde então, tem prestado um serviço fundamental à economia alagoana e contribuído para o avanço da agricultura familiar.

A construção da nova sede da Emater/AL teve como principal objetivo organizar uma estrutura de trabalho que proporcione um ambiente adequado a todos os seus servidores e usuários. Durante a solenidade de inauguração do novo prédio um micro-ônibus foi entregue à instituição para facilitar o transporte de técnicos e servidores nas visitas aos projetos de campo.

O secretário nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Argileu Martins, durante os debates, reconheceu e agradeceu o empenho do governador Teotonio Vilela, em nome do MDA, pela sua coragem e atitude em recriar a Emater dinamizando a economia dos municípios e fortalecendo a agricultura.

“O governador Teotonio Vilela Filho entrou para história da extensão rural de Alagoas, e, principalmente, na história da extensão rural brasileira. Alagoas possui um programa de inclusão produtiva que atende mais de 15 mil famílias, que só está aqui por conta do trabalho da equipe do governo estadual, por meio da Seagri e da Emater/AL. São mais de R$ 31 milhões destinados à agricultura familiar para fomentar o crescimento deste estado”, disse Argileu.

De acordo com Inês Pacheco, diretora presidente da Emater/AL, o trabalho desenvolvido pela instituição já mostra resultados devido à credibilidade que o Governo do Estado depositou nos projetos definidos pelo planejamento político do órgão, pré-estabelecidos por Teotonio Vilela, que foram voltados para ampliar as oportunidades de inclusão no meio rural, aprimorar e dinamizar a agricultura familiar e principalmente contribuir para o desenvolvimento de tecnologias na produção agrícola e agropecuária.

“Quando vinculamos o serviço de assistência técnica, pesquisa e extensão rural no desenvolvimento dessas ações, adotamos nesse trabalho uma interlocução eficiente e o aprimoramento de uma inteligência técnica para o fortalecimento de parcerias com diversas instituições públicas e privadas que executaram ideias criativas para promover a melhoria da qualidade de vida do meio rural”, explicou Inês.

O governador Teotonio Vilela destacou a importância da recriação do órgão ressaltando o apoio de uma assistência técnica ao homem do campo agregando valor ao seu trabalho. Destacou ainda o sucesso do projeto mesmo com as adversidades encontradas ao longo desses anos.

“A Emater passou a existir para servir o homem do campo no estado inteiro. Levou conhecimento, tecnologia, inclusão produtiva à comunidade agrícola. Criamos uma Emater dinâmica, com capacidade técnica de mobilizar parcerias, que tem a inteligência necessária para encarar os desafios desse estado. Tiramos o agricultor da solidão e levamos água, sementes, equipamentos, evoluímos com a bovinocultura do leite, com a habitação rural, com o incentivos certos para auxiliar a produção e comercialização dos produtos de pequenos agricultores. Investimos em vacinas, elevamos os índices de vacinação para números recordes no Brasil. Alagoas vai continuar crescendo para superar problemas e somos otimistas com relação ao futuro”, destacou o governador.

Na oportunidade, o governador Teotonio Vilela foi homenageado por representantes agrícolas pelo seu comprometimento com o setor.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate