Estiagem leva Estado a decretar situação de emergência em 36 municípios

Estiagem leva Estado a decretar situação de emergência em 36 municípios

A seca que ameaça atingir o sertão e o agreste de Alagoas nos próximos meses fez com que o Governo do Estado decretasse Situação de Emergência em 36 municípios. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (16), com base em estudos feitos pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas – Emater, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, e Defesa Civil.

De acordo com a publicação, a redução das chuvas nos municípios do semiárido Alagoano e a consequente diminuição das reservas hídricas podem ocasionar perdas significativas na agricultura e agropecuária da região, além de gerar dificuldades para a população no abastecimento de água para o consumo humano e animal. O decreto tem validade de 180 dias.

O representante da Defesa Civil de Alagoas, Capitão Darbio Alvim, explica que com a decisão o Estado pode acionar o governo federal para a obtenção de recursos específicos, com o intuito de diminuir os efeitos da estiagem.

“Nos últimos meses, as regiões desses municípios tiveram períodos chuvosos, mas com a chegada do verão os índices começam a despencar. Os estudos que temos de entidades como a Emater, Semarh e da própria Defesa Civil, prevendo essas situações, nos levaram a tomar essa decisão. Nos próximos dias encaminharemos o decreto à Brasília e vamos esperar a liberação de recursos”, adianta.

O decreto reforça ainda que a situação de anormalidade é válida apenas para as áreas dos municípios comprovadamente afetadas pelo desastre, conforme prova documental estabelecida pelos respectivos Formulários de Informação de Danos – FIDE.

As cidades contempladas pela decisão são Água Branca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Craíbas, Coité do Nóia, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Inhapi, Igaci, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olha D’Água das Flores, Olho D’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate