Operários e agricultores agradecem ao governador pelos benefícios do Canal do Sertão

Teotonio Vilela recebeu homenagem nessa quarta-feira pelo trabalho do Governo na maior obra hídrica do Estado
Operários e agricultores agradecem ao governador pelos benefícios do Canal do Sertão

O governador Teotonio Vilela Filho esteve, nesta quarta-feira (9), no km 65 do Canal do Sertão, em Olho D’Água do Casado, onde recebeu homenagem dos operários que trabalham nas obras do Canal do Sertão e dos agricultores familiares que já fazem uso de sistemas de irrigação implantados pelo Governo ao longo do Canal.

“Agradeço, em nome de todos os alagoanos, aos que sonharam conosco essa obra e nos ajudaram a construí-la e, principalmente, aos milhares de trabalhadores que, com sua força e dedicação, estão transformando o sonho de décadas dos sertanejos, uma gente sofrida que, durante muito tempo, amargou e viu os seus familiares padecerem castigados pela seca”, disse o governador.

Teotonio ressaltou a importância do trabalho realizado por todos os envolvidos na concretização da maior obra hídrica de Alagoas e do Nordeste. “O trabalho de vocês salva vidas, o trabalho de vocês faz brilhar o olho e fará ainda brilhar o olho de muita gente, que vê aqui não só a transformação do seu presente, mas principalmente a construção do futuro de toda uma região”, destacou.

O governador falou também da mudança que Canal trouxe para a vida de centenas de famílias alagoanas. “Os sertanejos viviam com a sacola nas costas, perambulando pelo mundo em busca da terra prometida e não sabiam que essa terra prometida era aqui, faltava água, faltava governo. Hoje, vejo aqui milhares de sertanejos, vestindo orgulhosamente seus macacões e construindo a obra que veio para mudar as suas vidas”, acrescentou.

Homenagens

Cícero de Barros, um agricultor familiar que vive no Povoado de Poço Salgado, entregou uma placa de agradecimento ao governador. “É um prazer muito grande a gente estar com o governador que lutou pelo Canal do Sertão tirando o sertanejo do sofrimento que nós passamos nos últimos três anos de seca. Hoje temos água e eu fui o primeiro agricultor familiar que recebeu o kit irrigação do Governo. Mesmo com apenas duas tarefas de terra, estou hoje criando vacas leiteiras que já chegaram a produzir 120 litros de leite diários em média”, agradeceu o agricultor.

O governador também recebeu uma placa de agradecimento dos operários que construíram o Canal. Na placa, as seguintes palavras: “Em nome de todos os operários da construção civil, da empresa OAS, agradecemos ao governador Teotonio Vilela Filho por viabilizar a obra Canal do Sertão, gerando emprego e renda a milhares de famílias do Sertão alagoano.”

O sertanejo de Inhapi, Cícero Januário dos Santos, falou em nome de todos os operários da obra. Ele contou que durante toda a sua vida ouviu falar da obra do Canal do Sertão e foi um dos sertanejos que foi para São Paulo arriscar a vida e trabalhar na construção civil. “Sempre pensei em retornar ao meu lugar de origem, mas não tinha oportunidade. Hoje como funcionário dessa obra maravilhosa, mas também como agricultor, como milhares de agricultores daqui, agradeço ao governador pela sua força e determinação de ter nos dado essa oportunidade de trabalhar em nossa própria terra”, relatou.

Durante a solenidade, o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Artur Ferreira, fez a entrega dos certificados que permitem o uso da água do Canal do Sertão para o agricultor Claudio Gonzaga. O secretário também parabenizou o governador. “As homenagens que hoje estão sendo feitas pela realização dessa magnífica obra são mais do que justas pelos benefícios que estão sendo trazidas para os sertanejos, garantindo a eles o direito ao uso da água. Esses certificados que entregamos agora simbolizam esse direito adquirido pelos agricultores”, explicou.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate