João Lyra deve perder controle do PSD para Marx Beltrão

João Lyra deve perder controle do PSD para Marx Beltrão

Depois de perder o controle de suas empresas, por conta do processo de falência da Laginha Agroindustrial S/A, o deputado federal João Lyra estaria prestes a perder o controle do diretório estadual do PSD em Alagoas.

Fundador do partido no estado, João Lyra é também presidente do PSD em Alagoas, mesmo assim deve perder o comando do diretório para outro grupo político.

A especulação, no momento, é de que o PSD seria entregue a Marx Beltrão, deputado federal eleito do PMDB. O compromisso de Marx, segundo informações dos bastidores, seria se filiar no começo  de 2015 a um novo partido, o PL, que seria fundado por Gilberto Kassab, atual presidente nacional do PSD.

Kassab estaria articulando a fundação do PL, a partir do próprio PSD, com o objetivo acomodar deputados eleitos em outros partidos do governo ou partidos de oposição numa nova legenda que reforçaria a base de apoio da presidente Dilma Rousseff na Câmara Federal.

Um assessor do deputado federal João Lyra confirma que as especulações existem: “é provável que o PSD mude de controle. Estamos sabendo que essa negociação está sendo feita com Marx Beltrão”, aponta o assessor.

O peso do mandato

Para os partidos, o que vale é o mandato de deputado federal. Quanto maior a bancada, maior é o tempo de TV no guia eleitoral e maior a fatia no fundo partidário. Como não conseguiu se reeleger, nem eleger nenhum deputado federal, João Lyra perdeu “peso” a nível nacional. A triangulação com Beltrão pode dar ao novo partido que seria criado por kassab uma representação federação em Alagoas, fato que deve pesado para a mudança de  comando do PSD no estado. EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate