Prefeito Rui Palmeira lança novas tecnologias para transporte coletivo

Prefeito Rui Palmeira lança novas tecnologias para transporte coletivo

O prefeito Rui Palmeira inaugurou, na manhã desta segunda-feira (1), a sala de videomonitoramento por geolocalização de 705 ônibus que compõem a frota da capital. A iniciativa foi oficializada na sede da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), no Tabuleiro do Martins. Na mesma ocasião, o prefeito também acompanhou o lançamento e liberação do aplicativo para acompanhamento em tempo real dos itinerários das linhas urbanas de Maceió, o CittaMobi.

“Este é mais um investimento no transporte público coletivo na capital para facilitar a vida dos maceioenses. A praticidade de utilizar o celular para verificar em qual local determinado ônibus trafega, os pontos de paradas e horários de chegada para embarque favorecem a todos garante conforto e evita possíveis transtornos com atraso, sobretudo para melhorar o uso das linhas de ônibus em toda a capital”, disse Rui.

Ainda segundo o prefeito, a expectativa nas primeiras semanas é positiva com uso da tecnologia e a ampliação da Faixa Azul nas Avenidas Gustavo Paiva e Comendador Leão também vai melhorar o trânsito na capital. “O aumento na velocidade dos veículos com a Onda Verde e o uso da Faixa Azul já demonstraram que estamos obtendo bons resultados. Maceió é a terceira capital a adotar o serviço. Nosso objetivo é que com essa nova tecnologia os maceioenses aproveitem melhor o uso do tempo de viagem. Esperamos levar a Faixa Azul para a parte baixa o quanto antes”, reforçou.

Como toda a frota recebeu aparelhos de GPS, a SMTT montou uma sala especial com seis televisores e computadores para averiguar todos os dados referentes ao trajeto dos ônibus, com isso, a tecnologia desenvolvida pela empresa CittaMobi garante a fiscalização do órgão, mas principalmente torna o usuário capaz de fazer um diagnóstico de qual linha utilizar, a que horas e qual empresa utilizar.

“Qualquer pessoa pode fazer uso desta novidade. Além da economia gerada, os usuários não ficam ociosos nos pontos de parada e desse modo, maior segurança é garantida. A eficiência do serviço também aumentará a fiscalização, pois vamos receber informações sobre problemas nos ônibus, seja de serviço ou mecânico. O usuário não será prejudicado, pois o tempo de espera é recalculado”, explicou o titular da SMTT, Tácio Melo.

Para usufruir do serviço gratuito, disponível nas plataformas Android e iOS, basta acessar as respectivas lojas de aplicativos, baixá-los e usar toda a interface na tela do smartphone. O uso do aplicativo é complementar ao videomonitoramento. Para quem possui celulares com Windows Phone ou com outros sistemas operacionais, basta acessar www.cittamobi.com.br para mais informações ou verificar na tela do computador a localização das linhas de ônibus.

“Atuamos em outras cidades, mas Maceió é primeira capital que tem cobertura total da frota. Com um sistema de fácil navegação, o usuário vê em tempo real qual o melhor ônibus com o diferencial de identificar veículos adaptados para pessoas com deficiência”, pontou Carlos Sampaio, da equipe da Cittamobi.

Call Center

Ainda na oportunidade foi lançado o novo canal de atendimento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) por meio do telefone 118. A população deve recorrer ao serviço de call center para esclarecimento de dúvidas e solicitações de atendimento referentes ao trânsito, transporte público, reparo de abrigos de ônibus, sinalizações, recolhimento de veículos abandonados ou até denúncias de transportes clandestinos.

O 118 estava funcionando em fase de testes e entre as principais demandas registradas estavam solicitações, sugestões e reclamações relacionadas aos transportes públicos e ao trânsito de Maceió, além de registros de colisões e atropelamentos. Agora, já recebe ligações das 7h até 19h.


Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate