Comitê discute ações de mobilização contra dengue em Alagoas

Em 2014 foram notificados 15.247 casos suspeitos de dengue e 13 de febre Chikungunya no Estado
Comitê discute ações de mobilização contra dengue em Alagoas

De acordo com o Boletim Informativo Semanal da Situação da Dengue em Alagoas, foram notificados 15.247 casos suspeitos da doença até o dia 17 deste mês, além dos 13 casos suspeitos da Febre Chikungunya. A informação foi tema de discussão nesta quarta-feira (26), durante reunião do Comitê Estadual de Mobilização Contra a Dengue, que aconteceu no Sesc Poço, em Maceió.

O aumento de 8,35% no número de casos de dengue em comparação ao mesmo período do ano passado, serve de alerta para mobilizar a sociedade quanto às medidas de prevenção e controle da doença e da febre Chikungunya. Segundo a coordenadora estadual do Comitê, Ana Lúcia Oliveira, “a reunião serve de ferramenta mobilizadora para sensibilizar a população e instituições para a mudança”.

A superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, informou que Alagoas tem sido vítima de epidemia de dengue e, caso não haja mudanças, o alerta é de que a febre Chikungunya poderá chegar ao Estado. “Por essa razão, a Vigilância está em alerta, principalmente para a mobilização que começa dentro de casa, visto que a maioria dos focos está nas caixas de água e vasos, que se encontram nas residências”, pontuou.

Para uma mudança efetiva da situação dessas doenças em Alagoas, também participaram da reunião o promotor público Alberto Fonseca; o técnico de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Celso Tavares; a diretora estadual de Promoção da Saúde, Eliana Padilha; além de lideranças da sociedade civil organizada e cidadãos comprometidos com a melhoria da qualidade da saúde dos alagoanos.

Fiocruz

Representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ) também contribuíram com a reunião. Foi o caso do biólogo Daniel Cardoso, que esclareceu sobre as doenças infecciosas emergentes. “Essas doenças têm provocado um aumento drástico da morbidade e da mortalidade nas últimas décadas”, explicou ele. Isso acontece devido a fatores relacionados desde as alterações climáticas a pobreza e inequidade social. Já Waldir Ribeiro apresentou a exposição do Museu da Vida (COC/Fiocruz).

Chikungunya

A Febre Chikungunya é uma doença viral (infecciosa febril) parecida com a dengue. É causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate