Embrapa promove encontro de radialistas do Sergipe e de Alagoas

Embrapa promove encontro de radialistas do Sergipe e de Alagoas

Profissionais de rádio das regiões do Alto Sertão Sergipano (SE) e Agreste Alagoano (AL) participam do Encontro de Radialistas que será promovido pela Embrapa, no Hotel Jatobá, em Aracaju (SE), de 28 a 30 de novembro. O evento faz parte do projeto Ações de capacitação e de divulgação de informações tecnológicas para apoio à inclusão produtiva rural no Plano Brasil sem Miséria (PBSM), coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE), a Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral/CE), a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE) e a Embrapa Milho e Sorgo (MG).

O primeiro encontro aconteceu em Crato (CE), de 21 a 23 de novembro, e reuniu radialistas do Ceará e do Rio Grande do Norte, com a coordenação da Embrapa Caprinos e Ovinos e a Embrapa Agroindústria Tropical. O principal objetivo dessa ação é aproximar os profissionais de comunicação da realidade dos produtores rurais, contribuindo para o desenvolvimento local, além de potencializar as informações tecnológicas divulgadas no programa de rádio da Embrapa – Prosa Rural.

“O encontro também representa a oportunidade de criar uma rede entre os comunicadores da Embrapa e os radialistas presentes”, destaca Sayonara Marinho, analista da Embrapa Tabuleiros Costeiros e uma das responsáveis pela coordenação do evento. Ela lembra que, além dos radialistas dos territórios, estarão presentes comunicadores de nove centros de pesquisa da Embrapa no Nordeste e de Minas Gerais, além de profissionais de comunicação de Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas).

Para a líder do projeto e gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Selma Beltrão, fortalecer a atuação entre a Embrapa e as rádios de forma conjunta e em rede representa a oportunidade de compartilhar conhecimentos gerados pela pesquisa agropecuária e possibilitar sua apropriação pelos agricultores com vistas ao desenvolvimento local.

Como uma das atividades, os radialistas participarão de uma oficina de produção radiofônica ministrada pela professora Juliana Almeida, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na ocasião, os participantes apresentarão os programas produzidos durante a oficina, que terá o desenvolvimento local como um dos temas. O ultimo dia do encontro contará com debates sobre a “Importância do trabalho em rede para a produção de conteúdos” e “O Papel dos diversos atores na rede e nos territórios”.

São esperados 30 radialistas para o encontro em Aracaju. Durante as atividades, serão abordados temas como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, o papel social das rádios comunitárias para as ações governamentais de desenvolvimento local, e a importância da atuação em redes.

Na abertura, estão previstas as presenças do chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Manoel Moacir Costa Macedo; da gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Selma Beltrão; do pesquisador Fernando Fleury Curado, que falará sobre as ações do Plano Brasil sem Miséria no Agreste de Alagoas; de Tereza Cristina Oliveira, que apresentará as ações do PBSM no Alto Sertão sergipano; além do pesquisador em Comunicação para o Desenvolvimento, Antônio Luiz Oliveira Heberlê e do presidente da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, José Luiz do Nascimento Sóter.

O Encontro de Radialistas é uma realização do Núcleo de Comunicação da Embrapa Tabuleiros Costeiros sob a supervisão da Embrapa Informação Tecnológica e do Departamento de Transferência de Tecnologia da Embrapa (DTT). A ação conta ainda com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraco).

Prosa Rural
A Embrapa atua, desde 2003, na produção do programa radiofônico Prosa Rural com o objetivo de levar semanalmente aos agricultores familiares e jovens rurais informações sobre tecnologias de baixo custo e aplicação prática que possibilitem a melhoria da qualidade de vida desses agricultores. O programa conta com uma rede de mais de 1.300 rádios parceiras na veiculação do Prosa Rural em todo o País. No semiárido brasileiro, cerca de 600 rádios compõem essa rede.


Embrapa

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate