Câmara aprova reajuste de 1,32 % para professores da Semed

Câmara aprova reajuste de 1,32 % para professores da Semed

O reajuste salarial de 1,32% para os professores da rede pública municipal de ensino foi aprovado nesta quarta-feira (19), por unanimidade, durante sessão realizada pela Câmara de Vereadores de Maceió. O Projeto de Lei (PL) elaborado pelo município reforça compromisso firmado pelo prefeito Rui Palmeira à categoria e reafirma a valorização do magistério na capital por parte da Prefeitura de Maceió.

A aprovação do 1,32 % complementa a implantação dos 7% no salário dos professores, totalizando 8,32%, conforme acordo salarial  feito com servidores públicos municipais. A aprovação atende reivindicação de complemento referente ao piso salarial nacional. Para efeito de comparação, a capital alagoana não somente paga o piso, como também remunera os seus professores cerca de 25% a mais que as demais capitais brasileiras.

Para o prefeito Rui Palmeira, a aprovação do 1,32%  é uma questão de justiça com os educadores da capital. “Entendemos a necessidade de valorizar o professor. Para cobrarmos um bom desempenho, é preciso que cumpramos a parte institucional e é para isso que estamos trabalhando. O reajuste representa além do ganho do salário, uma demonstração de que estamos contribuindo para que a educação em Maceió mude para melhor”, disse Rui.

Ainda segundo o prefeito, a busca da excelência no ensino público municipal é uma das prioridades da gestão. “A aprovação também tem o caráter de reforçar nosso compromisso com a educação, sobretudo com os professores e, principalmente, com os mais de 57 mil estudantes da rede”, completou Palmeira.

Para o presidente da Câmara, vereador Chico Filho, a aprovação é fruto da integração entre os poderes Executivo e Legislativo. “Esse projeto foi tramitado muito rápido aqui na Câmara. Um trabalho integrado das comissões de Justiça, Servidor Público e Orçamento, registro aqui o empenho dos presidentes Wilson Junior, Fátima Santiago e Zé Márcio, além dos demais vereadores pela celeridade e pela preocupação com a folha de pagamento dos professores”, disse o presidente da CMM.

A aprovação do PL será publicada no Diário Oficial do Município (DOM) para que sejam respaldados todos os efeitos legais da aprovação. “Em votação unânime, os vereadores aprovaram o aumento 1.32% no salário dos professores. Este é um ganho real do salário, mas principalmente o indicativo da importância e da garantia de sempre valorizar os professores da rede pública de ensino de Maceió”, complementou o vereador e líder do prefeito Rui Palmeira na Câmara, Eduardo Canuto.

“Esse reajuste acontece mesmo nesse período de crise financeira, quando as finanças do Município apresentam uma queda considerável, mas o complemento do reajuste dado pela Prefeitura em janeiro não deixou de ser feito, segundo o que preconiza o piso nacional da categoria”, pontou o prefeito, que explicou também que o pagamento do reajuste deve ser iniciado já neste mês com recursos próprios do Município.

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate